.

.

Mensagem do dia

07 junho 2012

UNIVERSO JUNINO

APESAR DE SER COMEMORADO EM OUTRAS PARTES DO MUNDO, É A REGIÃO NORDESTE NO BRASIL, A QUE MAIS ABSORVE BENEFÍCIOS COM AS FESTAS JUNINAS.
EXISTE UM GRANDE DESLOCAMENTO DE PESSOAS DE SUAS REGIÕES DE ORIGEM PARA CURTIREM ASSIM OS FESTEJOS, OCUPANDO OS HOTÉIS...POUSADAS, CONTRIBUINDO ECONOMICAMENTE OS NATIVOS DO LUGAR.
RELIGIOSAMENTE FALANDO, TRÊS SÃO OS HOMENAGEADOS, JOÃO, PEDRO, ANTONIO, SENDO ESSE POR ÚLTIMO MENCIONADO, TER FAMA DE CASAMENTEIRO, DAÍ EXISTIR SIMPATIAS PARA AS MULHERES QUE QUEREM CASAR.
A SECA É PREDOMINANTE NESSA REGIÃO, E O PERÍODO TORNA-SE UM MOMENTO DE AGRADECER A DEUS PELAS CHUVAS, AINDA QUE NÃO SEJA O SUFICIENTE PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DO SOLO, MAS, NÃO DEIXA DE SER ABENÇOADA, POIS ALIMENTA A AGRICULTURA.
O SERTANEJO AGRADECE.
O QUE TORNA INTERESSANTE A FORMAÇÃO DESSA FESTA É A CONTRIBUIÇÃO DADA DE PAÍSES COMO A FRANÇA, DE ONDE VEIO A DANÇA MARCANTE, INFLUENCIANDO AS QUADRILHAS FORMADAS POR CASAIS ALEGRES, DESCONTRAÍDOS, COM SEUS FIGURINOS TÍPICOS DO SERTANEJO DE PELE QUEIMADA DE SOL.
FOGOS DE ARTIFÍCIOS VEIO DA CHINA, GRANDE INVENTOR E PRODUTOR DA PÓLVORA. DANÇA DAS FITAS CONTRIBUIÇÃO DE PORTUGAL E ESPANHA.
A TRADICIONAL FOGUEIRA, ERA DE COSTUME, ACENDE-LAS NO COMEÇO DO VERÃO EUROPEU. SERVIU TAMBÉM PARA AVISAR A ISABEL, O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA. MEIO DE COMUNICAÇÃO.
OS BALÕES COLORIDOS E DE VARIADOS TAMANHOS, EMBELEZAVAM OS CÉUS FAZENDO COM QUE A FESTA TORNA-SE MAIS ENRIQUECIDA DE DESEJOS. PARTE ESSENCIAL, JUNTAMENTE AO ESPETÁCULO PIROTÉCNICO, QUE DAVAM UM BRILHO TODO ESPECIAL.
PARTICULARMENTE, AS MÃOS HÁBEIS DE MEU IRMÃO, AJUDARAM A COLORIR E ABRILHANTAR A FESTA COM SEUS BALÕES GIGANTESCOS, CHEIOS DE LUZES COLORIDAS AO SEU REDOR.
UFA!!!! DAVA UM TRABALHO.....
REALMENTE É UM GRANDE ESPETÁCULO.SÓ QUEM VIVENCIOU TUDO ISSO COMO EU, PARA FALAR DA MAGNITUDE DO MOMENTO.
PENA QUE HOJE POR LEI É CONSIDERADO CRIME A SOLTURA DE BALÕES. MAS, COM RAZÃO. NINGUÉM SABE ONDE OU  AONDE ELES VÃO CAIR. 
LEMBRO, POSSO ATÉ SENTIR O AROMA DOS QUITUTES TÍPICOS, COLOCADAS A DISPOSIÇÃO DA VIZINHANÇA PARA SEREM DEGUSTADOS AO REDOR DA FOGUEIRA.
MILHO ASSADO...HUM....AMENDOIM COZIDO...CANJICA...BOLOS OS MAIS SABOROSOS E DE TAMANHOS DIVERSOS...DÁ ÁGUA NA BOCA SÓ DE LEMBRAR!!!!
A RUA ONDE MORÁVAMOS ENTREGAVA-SE AOS FESTEJOS PERMITINDO QUE AS BANDEIROLAS FIZESSEM PARTE DA PAISAGEM.
O PONTO CULMINANTE ERA A PRESENÇA DAS QUADRILHAS  QUE PERCORRIAM OS CAMINHOS ALEGRANDO TODA A COMUNIDADE. 
AS MÚSICAS FALAVAM DE AMOR E TAMBÉM FAZIAM REFERÊNCIAS SOBRE OS SÍMBOLOS TRADICIONAIS, AQUECIAM CORAÇÕES, MARCAVAM VIDAS, COMO A MINHA, TORNAVA MOMENTOS INESQUECÍVEIS....NOSSO AMOR QUE NÃO ESQUEÇO, E QUE TEVE O SEU COMEÇO NUMA FESTA DE SÃO JÕAO....HOJE, O QUE TEMOS?!!!!!
AH!!!!!!!!!!!!QUANTAS SAUDADES....
O CALOR DA FOGUEIRA NA NOITE FRIA PROMOVIA MAIS Á PROXIMIDADE DAS PESSOAS AMIGAS.
A CRIANÇADA TIPICAMENTE VESTIDA, COM SEUS VESTIDOS COLORIDOS DE CHITA, BABADOS E FITAS, CAMISA XADREZ E LENÇO AO REDOR DO PESCOÇO, ALEGRAVAM-SE AO SOLTAR BOMBAS, CONHECIDAS COMO TRAQUE, BUSCAPÉ, COBRINHA E TRAQUE DE MASSA, ESTRELINHAS PARA AS PEQUENINAS.
ROJÕES SÓ PARA OS MAIS VELHOS E SÁBIOS, E QUANDO ESTOURAVAM LÁ NO CÉU, FORMAVAM FLORES COLORIDAS DEIXANDO OS NOSSOS OLHOS MAIS ABERTOS COM TANTA BELEZURA.
HAVIA NAQUELES DIAS UM GRANDE CLIMA DE GRANDE FAMÍLIA, GRANDE FESTA, POIS A COMUNIDADE SE REUNIA A FIM DE PROMOVER UM GRANDE ESPETÁCULO.
UM ENTRE E SAI DAS CASAS, MESAS FARTAS, CONVITES A DEGUSTAÇÃO NO AR IMPREGNADO DE FUMAÇA DAS FOGUEIRAS, MAS, NEM POR ISSO MENOS FESTEJADO.
LIVRES DE SHOOPING, ESPAÇOS DESTINADOS PARA TAL, O NOSSO ARRAIAL ERA A  NOSSA RUA, QUE DECORAVAMOS COM TUDO QUE UMA FESTA JUNINA TEM DIREITO: FOGUEIRA...BALÃO...COMIDA TÍPICA...LICOR...ROJÃO...QUENTÃO...QUADRILHA...AMIGOS...SAUDADES.....
MUITAS SAUDADES.
ESCRITA POR ELIENE DE CASTRO. ÁS 22:15. 07/06/2012.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...