.

.

Mensagem do dia

20 junho 2014

Copa 2014 # Durante # Parte 1


Acredito que a reação hostil á presidente Dilma por ocasião da abertura da copa 2014, se deva a tudo que o povo brasileiro tem ouvido, sabido, visto, sentido, (ufá) durante muitos anos, provocando assim um acúmulo de intolerância a tudo que refere a política econômica/social, que conduz  o Brasil a tornar-se um país de questionamentos e incredulidade.

 Apesar de viver mais um momento de grande constrangimento, o Brasil é o referencial no combate a AIDS, e no projeto genoma.
Posso dizer que o vejo como uma faca de lâminas duplas. Enquanto uma escraviza, separa, julga o seu povo pela cor a pele, a outra se mostra como imagem de boa moça através de determinada conduta positiva.

A extrema corrupção que se instalou no país, políticos coniventes... tolerantes  por beneficio próprio, alguns com sede de perpetuação no poder, faz com que a lista de motivos de insatisfação, torne  o país vandalizado como um todo, também agora com os gastos excessivos em obras super faturadas, adiando para mais tarde, sabe-se quando, investimentos em serviços essenciais.
Comenta-se que as vaias acompanhadas de palavras de baixo calão direcionadas  á presidente partiram da elite branca.

Ser branco no Brasil é ser de elite? Sim. De que maneira?
Valorizado por ter escolaridade superior, ter  representação política, ter  como trabalho cargos gerenciais em grandes empresas dominando  grupos sociais,  ser melhor remunerado do que a elite dominada, que são em números superior + ou –  50,7% negra e parda.

Sendo assim, nada mais justo também  dividi-la em categorias.
E por que não? É tida sempre como  a melhor, então: 
faz da elite da bandidagem, os melhores bandidos.
Da elite  cara de pau, os maiores e melhores na arte de mentir e enganar.
Na elite da hipocrisia estão os melhores hipócritas

Os absurdos que observamos na questão desigualdade no nosso país, faz com que a  cor da pele seja referencial do caráter do homem, onde o branco terá todos e quaisquer privilégios, onde  o seu visual, a porta de entrada ,seja uma certidão confiável de bons procedimentos, bom caráter.

A religião e a cultura já foram quesitos pra fazer  a diferenciação entre classe dominante e dominada , que perdeu   terreno para a base racial,  agora  analisada  através da cor da pele, forma do cabelo, cor dos olhos entre outros, valorizando assim as características fisiológicas do ser humano.

Sabe o que isso me lembra?
Do apartheid = separação.
Dividir o país por cor da pele.

Pensar que a elite branca  que vaiou e xingou a presidente no estádio, possuidores de diplomas de nível superior, com as sua pós graduação feita a lá EUA,  são os pagantes insatisfeitos? Com que? Ou quem?ou  por não ter como companheiros nas arquibancadas a elite negra/parda, mostrando assim que a copa foi feita para o mundo ver, combatendo o preconceito e o racismo a que ela  também se propôs.

Lembrete: a copa  foi feita para A ELITE BRANCA com o dindim da ELITE NEGRA/PARDA.
Maneira de dizer que lá não estaria o pobre... o preto...o morador que se esconde nas periferias das cidades.
A pele negra/parda é descartável
A sua apresentação compromete o visual nos estádios onde os olhos do mundo se voltam arregalado, registrando os grandes lances das suas seleções.

 Pergunto: Quem não tem o pé na cozinha ou o pé na senzala?
Desculpa  meus leitores amigos e visitantes pelo comportamento pouco educado, mas é que fazer esse diferencial ao ser humano mostra o quanto somos incapazes de pensar no ser humano como homens,  mas, sim como animais também irracionais.

Como dizia Marx "a essência humana não é uma abstração inerente ao indivíduo singular; em sua realidade, é o conjunto das relações sociais".
Enfim, vai saber o que se passa na mente humana.

Assim eu penso... Assim eu escrevo.
Imagem tirada da net.

2 comentários :

  1. Sempre postagens lúcidas que nos faz devorar até o ponto final, com um gostinho de quero mais. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olha eu aqui outra vez kkkkk. Olá amiga vindo te dá um abraço e te convidar a participar do 9º Ostra da Poesia, seja como poetisa ou votante. Não será agora, mas quem cedo madruga Deus ajuda *gargalhadas*. É um convite spam, sorry, mas tenho muitos bloguxos para visitar. Beijos no coração.

    ResponderExcluir

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...