Mensagem do dia

21 agosto 2014

Folclore...Mitos e Lendas.

A origem da palavra "folklore”que vem da língua inglesa que significa sabedoria popular.
Formada pela junção de folk (povo) elore 
(sabedoria ou conhecimento) tem como significado pejorativo de "mentira", "invenção" sendo atribuída á algo que inspira fantasia, ilusão.
No Brasil com a reforma ortográfica  em  1934 que eliminou a letra K palavra perdeu  o hífen e tornou-se “folclore”

O folclore  é  visto como um cartão  de visita de um país, e por isso cada país tem elementos únicos de folclore,  de um povo com a  sua cultura  e suas tradições.
É passado de geração em geração através de contos, histórias, lendas, danças, brincadeiras....
Muitas são as informações que nascem da imaginação das pessoas, principalmente os nativos  das regiões do interior do Brasil, como os índios, e os que vieram depois  viver nessa terra maravilhosa como os negros e os brancos  miscigenando a raça mais bonita da região  nordeste.
As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, tipo personagens  que se misturam com fatos da realidade para dar sentido aos “causos” contados  preservando a cultura popular.
Sabemos que  através dessas lendas e mitos  surgiram as  festas populares com  suas danças e  seus trajes típicos, como Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas.

Quem não ouviu falar das lendas e mitos e continuam ouvindo  sobre o Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão, Boitatá;
Faz parte da história contada nos livros didáticos  onde as crianças lêem  e buscam mais informação.

Quem não dançou ou cantou e continua cantando e dançando o Frevo, Samba, Fandango, Xaxado,  Xote,  Maracatu,  Pau-de-fita,  Quadrilha...
Ah! Como dancei quadrilha nas festas juninas nos meus tempos de escola...

Quem nunca vibrou com as danças  e as festas típicas das regiões como a Festa do Boi (do Boi-bumbá ou Bumba-meu-boi.

Quando criança, brinquei muito ao som das cantigas de roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu, e continuo brincando, agora com Ester minha neta com três anos.

As festas tradicionais são muitas, algumas delas: A da lavagem das escadarias da igreja do  Senhor do Bonfim; O dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá no rio vermelho;  Nossa senhora dos Navegantes na praia da Boa viagem ; Itapuã; Conceição da Praia, no Mercado Modelo;  Arembepe e haja festa.......

Sabia que Os utensílios usados por nossos antepassados (brancos, negros e índios) para caça, pesca, artesanato e outros faz parte do folclore Brasileiro?
Um grande disseminador do nosso folclore foi o autor Monteiro Lobato por meio das suas obras também ajudou a propagar lendas e mitos do Brasil. 
Comemoramos o Dia do Folclore no dia 22 de Agosto.
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

Um comentário:

  1. Oi minha amiga, vc deu uma aulinha pra gente. Gosto do folclore... lembrei dos tempos de escola rss. Muito bom.

    Abraços

    ResponderExcluir

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...