Mensagem do dia

21 abril 2016

BRASIL....OLIMPÍADA RIO 2016


Surpreendentemente a cada momento fazemos e vivemos um dia diferente de cada vez, com muitas novidades e mudanças, quer no mundo econômico, quer na política sem ética, sem moral por parte dos nossos representantes, quer por vontade ou não, o país, o grande BRASIL, independente da “crise” leva a sério os seus compromissos, honrando a moral do seu povo trabalhador e participativo.

Com a proximidade da olimpíada rio 2016, é interessante saber que nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, o fogo tinha significado divino, pensava-se que ele tinha sido roubado dos deuses por Prometeus,
herói da mitologia grega, tendo como pais a deusa Hera e o gigante Eurimedon, estando presente em muitos santuários e era constantemente queimado no altar de Hestia em Olímpia.

Durante os Jogos que honravam Zeus, fogos adicionais era acesso no seu templo e no de sua mulher Hera.  
               Pois bem....
Foi dada a largada hoje 21 de abril, na cidade de Olímpia, lá na Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade, onde costumava ficar o templo de Hera, seu local de origem, a tocha olímpica, fogo mantido acesso por toda a celebração nos Jogos.

Com isso... Contagem regressiva para o início dos JOGOS DO RIO.
Com data prevista para a chegada ao Brasil no dia 03 de maio, onde percorrerá 329 cidades, sendo a primeira delas, Brasília.
 A abertura das Olimpíadas 2016 acontecerá na cidade do Rio de Janeiro no dia 05 de agosto, com encerramento previsto para o dia 21 de agosto.
                          E lá vem ela...

De Olímpia, a tocha cruza a Grécia por seis dias. Depois, viaja para a Suíça, onde passará pela sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra. Além disso, será levada para o Museu do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne.

A tocha olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha Olímpica através de um sistema de revezamento foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936 até o local das Olimpíadas.

Pensamos sempre que é levada por alguém correndo desafiando o tempo para mantê-la acessa, mas ela tem sido transportada de vários modos... De barco em 1948 para cruzar o Canal da Mancha... De avião pela primeira vez em 1952 quando foi para Helsinque.


São ao todo 12 mil pessoas participando desse revezamento, e o ex- jogador brasileiro Geovane Gávio, segundo privilegiado em receber a tocha das mãos do atleta grego, Eleftherios Petrounias, atual campeão mundial das argolas, escolhido como o primeiro condutor da tocha olimpíca rio 2016, que levou a tocha até o monumento do Barão Pierre de Coubertin, onde foi enterrado o fundador do Comitê Olímpico Internacional.

 Após percorrer os primeiros 250 metros do revezamento da tocha Rio 2016, Petrounias passa a chama ao ex-jogador de voleibol, Geovane Gávio, bicampeão Olímpico em Barcelona 1992 e Atenas 2004, que será o primeiro brasileiro a ser condutor da chama abrindo assim oficialmente o revezamento da tocha.

Os organizadores da Olimpíada e o COI expressaram sua confiança de que o Brasil poderá superar os atuais problemas políticos para realizar uma edição da Olimpíada, a primeira na América do Sul, com êxito. "Esses Jogos serão uma mensagem de esperança em momentos difíceis", declarou o presidente do COI, Thomas Bach.

Foram hasteadas as bandeiras do Brasil, da Grécia e da Olimpíada, e a chama foi acesa mais uma vez seguindo uma tradição secular.
A atriz - Katerina Lehou - no papel de sacerdotisa foi a responsável por acender a chama sob a luz do sol com seus raios concentrados, irradiando o calor e a esperança por dias melhores do povo brasileiro.

Acreditando que o evento unirá o País e vai "fazer história", os voluntários brasileiros mobilizam-se no sentido de mostrar que o nosso país é tão grande no tamanho quanto o coração de seu povo.

                    Uma curiosidade:

A cada edição tenta-se acender a pira olímpica de maneiras mais belas e originais. Na cerimônia de abertura da Olimpíada de 1992 em Barcelona, os espanhóis resolveram inovar ao acender a pira olímpica, fazendo isso com um arqueiro disparando flecha com o Fogo Olímpico que deveria cair na Pira e acendê-la. 
O arqueiro atirou a flecha e então a pira olímpica acendeu! Tudo certo, incrível! Ou não? A filmagem de um cinegrafista amador mostrou a farsa ao revelar que o arqueiro disparou a flecha por cima da pira, a qual foi acesa por dispositivo automático.

                    Você sabia que....

O revezamento da Tocha Olímpica termina um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo até o último momento e geralmente é uma celebridade esportiva do país anfitrião.
Ela corre até a pira, geralmente colocada no topo de uma grande escadaria, e então a acende com o Fogo Olímpico. Depois disso, o Fogo Olímpico queima na pira até ser apagado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.

Espero que até lá o pais já esteja com suas políticas públicas e econômicas em processo de recuperação a título de melhorar a sua imagem frente aos visitantes e chefes de governo de outros países.

Que Deus nos proteja.

 photo assinatura_7_zpsff26786e.gifSomos um país em oração. 

Um comentário:

  1. Que ELE nos proteja mesmo, com tantas coisas acontecendo por aqui como inseguranças, desmandos e tudo mais, esse evento dá até medo! bjs, chica

    ResponderExcluir

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...