Mensagem do dia

07 agosto 2016

A natureza nas Olimpíadas 2016

Enfim... Agosto chegou e certamente será o mês do gosto para muitos que sairão vitoriosos da cidade do Rio de janeiro para a terra de suas origens onde serão recepcionados  alegremente por todos os seus.

É uma verdadeira  disputa milenar os jogos olímpicos  desde  1896, tendo como berço a Grécia Antiga,  em Atenas transformando-se em o maior evento do mundo. 

O povo grego foi o semeador das Olimpíadas e desde então a cada quatro anos um país transforma-se em uma arena de jogos de varias modalidades  coroando seus vencedores com a coroa de folhas da oliveira plantada por Hércules, assim conta a história das Olimpíadas dos gregos antigos.

A primeira Olimpíada da Era Moderna foi disputada entre 06 e 15 de abril de 1896, interrompida apenas durante os períodos da Primeira e da Segunda Guerra Mundiais, travadas, respectivamente, entre 1914 e 1918 e 1939 e 1945.
Está acontecendo agora na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), os XXXI Jogos Olímpicos de Verão.

A abertura  realizada no dia 5 de agosto foi de extrema criatividade e beleza.
O Rio de Janeiro continua lindo...
O Rio de Janeiro continua sendo...
Alô... Alô... Povo brasileiro/carioca aquele abraço.

Quando anunciado que o Rio seria a sede dos Jogos, em 02 de outubro de 2009, os brasileiros exalaram tanta alegria e contentamento que da natureza em reconhecimento  nasceram os mascotes.

VINICIUS:  Um gato  representando a fauna.  
           Mascote olímpica.
TOM: Um Personagem representando a flora.  
           Mascote paraolímpica.
Ambos  mistura ficção e realidade, como  criaturas mágicas e prometem encantar a todos com seus superpoderes..

A escolha homenageia os músicos Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Os dois foram expoentes da Bossa Nova, movimento que fez todo mundo conhecer e cantar as belezas do Rio, e são autores de Garota de Ipanema, uma das canções mais tocadas do mundo.
Olha que coisa mais linda mais cheia de graça...é ela menina que vem e que passa....e  GISELE Bundchen passou...desfilou ao som de tom Jobim encerrando sua brilhante carreira com toda pompa e honra.  E porque não a verdadeira garota de Ipanema dos anos 60... 70... a  Helô Pinheiro?

Você sabe o que realmente representa as figuras de Vinícius e Tom?  Vou contar....é interessante....

O  mascote Tom é uma inédita mistura da flora brasileira - está sempre crescendo e superando obstáculos.
Com uma cabeleira de folhagens tropicais,  o Tom  é um ser cativante, que traduz a energia das nossas matas em suas cores e formas. Possui a capacidade transformadora da flora e não acredita que existam barreiras que não possam ser superadas. Como as plantas, está sempre crescendo em direção ao sol e superando obstáculos, tirando qualquer coisa de dentro da cabeleira verde folhosa para achar a solução - uma bola, uma bicicleta ou até um polvo para trocar várias lâmpadas ao mesmo tempo!  A ideia é ensinar as pessoas a buscarem dentro de si o que têm de melhor, colaborando para que desenvolvam sempre seu potencial.

Ah! Já o Vinícius,  representa a diversidade dos animais do país -  tem a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves. Tem o olfato apurado, capaz de farejar aventuras, e uma audição que ajuda a encontrar as torcidas mais animadas. Além disso, pode esticar seus braços e pernas como quiser: pode estar com a cabeça no Pão de açúcar, com os pés no Maracanã e as mãos no Corcovado - tudo ao mesmo tempo!
Morador de uma casa na árvore na Floresta da Tijuca faz o tipo hiper conectado - compartilha sempre as novidades nas redes sociais. Carioca da gema, é apaixonado por música brasileira e passa o dia inteiro na ativa. Expert em todos os esportes Olímpicos.

A escultura cinética fabulosa criada por Anthony Howe é um espetáculo a parte. Mesmo diante de tanta luminosidade dos fogos ....dos efeitos tecnológicos fantásticos, o   sol mostrou-se radiante e abraçando o maracanã disse que nasceu para todos os povos dos cinco continentes.

Até Santos Dumont sobrevoando a cidade maravilhosa reacendeu  a tal polemica  quanto ao verdadeiro construtor do 14 BIS. Ou lá ou cá é americano de qual quer jeito.
Somos americanos da America do sul.

O Rio de Janeiro, dentre todos os estados brasileiros, no momento é uma grande porta aberta a reciprocidade de sentimentos.
A mensagem “ vamos cuidar bem do planeta terra” foi passada com riqueza de detalhes.
A natureza pede S.O.S. depois de sofrer  a  invasão das terras brasileiras pelos  primeiros portugueses tirando a privacidade do povo indígena, os verdadeiros donos da terra.
E desde então vem sendo destruída pela ação de homens inconsequentes e desprovidos de respeito e dignidade.

A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 21 de agosto.
E o sol há de brilhar mais uma vez....

Ah! Quanto ao legado que ficará para o povo brasileiro... e a conta? Ah! essa sobra sempre um pouquinho para nós. Hum..essa é outra história.
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

2 comentários:

  1. Tan verdades aqui! Foi linda a abertura, parece que tudo está funcionando a contendo, pelo menos tendo em vista o numero de pessoas e provas. mas o que ficará de verdade quando tudo acabar? Pena, mas acho que a normalidade, aquela que não queremos.... beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Eliene!

    Que post abrangente e interessante.

    Desconhecia o significado das figuras de Vinícius e de Tom, k achei uma delícia. estou sempre aprendendo com você.

    A festa está em pleno, e no final, logo se verá, mas e como se diz por cá: quem vier atrás, k feche a porta.

    Nova postagem, lá, bem diferente das anteriores. Desde já, mto obrigada!

    Beijos e boa semana, após o nosso feriado.

    ResponderExcluir

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...