.

.

Mensagem do dia

02 junho 2017

Sobre aniversários.

 Sim... Você conhece a origem do aniversário?
Pois bem... Cheia de novidades para mim, daí o meu interesse de partilhar com você, esperando que a mensagem siga mais adiante.

– A palavra “aniversário” é de origem latina. Vem da junção da palavra “annus” (ano) e da palavra “vertere” (voltar), ou seja, “aquilo que volta todos os anos”.

Ainda ontem eu completei uma nova idade, e por curiosidade resolvi bisbilhotar para conhecer melhor sobre essa celebração anual que tanto nos faz bem.
 
Principalmente porque fico a pensar...
Parabenizamos alguém por mais um ano de vida sem nos dá conta de que estamos festejando também menos um ano na sua vida.  Vamos entender...

Pense...Se o meu tempo aqui na terra é de 100 anos, parabenizar-me por mais um ano de vida, é o mesmo que parabenizar-me por ter  um ano a menos na minha vida,  e isso não é nada comemorativo.  Você não acha?

Comemorar o quê?
Um ano a menos de vida?
Um ano a menos com quem você gosta?
Um ano a menos pra realizar seus sonhos?
Ninguém repara que isso é uma contagem regressiva... e eu já estou nessa. Alias, todos nós já nascemos encarando essas contagem.

Pois é...e para matar a minha curiosidade vamos  ver o que eu descobrir lá pelos anos idos.  Naturalmente que hoje  tudo mudou, mas vale a pena saber como...quando...onde...tudo começou.

Os aniversários eram de origem pagã relacionada com a magia (as velas simbolizam a ligação com espiritual e proteção) e com a religião, embora no caso do cristianismo este costume estivesse abolido até ao século IV, altura em que a Igreja começou a comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

Nessas sociedades primordiais as comemorações de aniversário eram reservadas às classes sociais de elite e aos deuses. Assim, tanto os egípcios como os gregos restringiam essas festividades apenas aos faraós e deuses. Já os romanos permitiam essas celebrações apenas ao imperador, à sua família e aos senadores.

Com o tempo esse hábito acabou por chegar à Alemanha, na Idade Média, onde os camponeses festejam os aniversários dos seus filhos com um bolo, as velas em número idêntico à idade da criança e mais uma vela que simbolizava a luz da Vida.

Para se perceber a importância dos aniversários natalícios, deve-se compreender que na Idade Média as pessoas tinham uma crença profunda na existência de espíritos bons e de espíritos maus.
Todos receavam que esses espíritos maus causassem mal ao aniversariante no seu dia de nascimento, pelo que ele ficava rodeado pela família e pelos amigos, cujos votos de felicidade e sua própria presença, o protegeriam contra os perigos desconhecidos que esse dia supostamente representava.
A oferenda de presentes resultava numa proteção mais forte e quando acompanhada por uma refeição em conjunto ajudava a invocar a presença dos espíritos bons.

Portanto pode-se concluir que nesses tempos a festa de aniversário natalício destinava-se essencialmente a proteger a pessoa do mal e a tentar garantir que tivesse um bom ano à sua frente.

Atualmente as festas de aniversário servem para celebrar a conquista de mais um ano de vida e já não se invocam espíritos bons ou se tenta afastar espíritos maus. Trata-se essencialmente de um dia que se quer feliz e alegre, passado na companhia das pessoas que nos são mais queridas e importantes.

Pense...quanto mais conquistamos mais chegamos próximo do fim.
Perguntaram:
- Quantos anos têm?
 Responderam:
- Os anos que me restam de vida, porque os já vividos não os tenho mais.
Por conta disso não gosto muito de comemorar aniversário. Ainda mais na minha nova idade. Sessenta e seis anos.
Me faz lembrar que estou com um ano a menos no meu tempo.
Quanto será que ainda me resta?
Espero que muitos.

Site : A origem  das coisas
         Quando... como...onde

Você já ouviu falar sobre isso?
A musica Happy Birthday To You, Parabéns para você onde se diz: “RATIMBUM é uma palavra mágica usada pelos magos persas desde a Idade Média. Por muito tempo cantamos inocentemente um “parabéns” para alguém que está aniversariando e, até ai, tudo bem, tudo certo.
É um aniversário.
O que muitos não percebem é que depois da música vem sempre o tal de Ra-tim-bum! (este é o significado: eu amaldiçôo você).
Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoá-la? Observe que detalhe sutil: depois de dizer a palavra Ratimbum, pronuncia-se o nome do aniversariante várias vezes. Vamos ficar muito atentos para isto. Se não vejamos: quantas vezes você já cantou para as pessoas: ” É BIG É BIG (é grande, é grande), É hora é hora (neste momento, nesta ocasião): RA-TIM-BUM (Eu amaldiçôo você), Fulano, Fulano, Fulano”.
Será?

Você conhece a origem do " Parabéns para você" ?
Ah! isso é outra história.


E assim deus me disse:
Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável.
Tuas obras são maravilhosas!
Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado
e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus!
Como é grande a soma deles!
Salmos 139:13-17

2 comentários :

  1. Gostei de te ler, saber mais sobre o tema aniversário. Quanto ao RATIMBUM já sabia. Deixo os parabéns pelos teus anos completados! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida!

    Que post interessante, explicativo, elucidativo e reflexivo.

    De facto, você tem toda a razão, mas qdo nós temos 15 anos, estamos desejando de chegar aos 20, mas depois dos 35, ah, a gente quer retroceder ou parar, mas isso não é possível, não.

    Desconhecia algumas das explicações aqui apresentadas. Em Portugal, k eu saiba, não dizemos qdo cantamos os parabéns RATIMPUM, k nem sabia o que significava.

    Foi aniversariante no dia 01 de Junho. QUE SEU DIA TENHA SIDO FELIZ, DE PAZ E AMOR! MUITOS PARABÉNS! O importante é pensar: já cheguei aos 66. Agora a etapa seguinte é 67 e depois Deus providenciará.

    Beijinhos e mtos anos de vida, com saúde e lucidez.

    Bom fim de semana. Novo post por lá. Mto obrigada!

    ResponderExcluir

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...