O que o anjo deseja hoje?
Dentre
todos os sentimentos no homem o que mais mostra a sua dignidade é a humildade
em reconhecer que vive cercado por tudo que é maior que ele, e buscar sempre
conhecer o que o rodeia no sentido de desenvolver a sua capacidade de
entendimento colocando-se modestamente
em um patamar de igualdade perante todos mesmo sabendo da sua grandeza de
espírito e de verdade sem negar a sua origem.
Adquirida
lentamente tem como base a flexibilidade em admitir erros com
a mesma naturalidade que os acertos mantendo a sua simplicidade.
Valorizar
ou subestimar seus atos, receber críticas ou elogios devem ser encarados como um
trabalho interior diário, para que venha interferir no seu comportamento tanto
individual como coletivo, contribuindo assim para melhorar o convívio pensando que
ninguém é pior ou melhor do que os outros.
Na
Bíblia encontramos uma série de homens que são mostrados como exemplos da
verdadeira humildade. Vejam alguns:
1-
Cristo: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um
coração humilde; e vocês encontrarão descanso”. Mt 11.29;
2-
Abraão: “Abraão voltou a dizer: - Perdoa o meu atrevimento de continuar falando
contigo, pois tu és o Senhor, e eu sou um simples mortal”. Gn 18.27;
3-
Jacó: “Eu, teu servo, não mereço toda a bondade e fidelidade com que me tens
tratado”. Gn 32.10;
4-
Davi: “O rei Davi entrou na Tenda Sagrada, sentou-se e orou assim:
- “Ó SENHOR, meu Deus, eu não mereço tudo o
que fizeste por mim no passado, e a minha família também não merece”. 2sm 7.18;
5-
Paulo: “O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o
coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais
eu sou o pior”. 1tm 1.15; etc.
Assim
Cora Coralina orava:
Senhor...
Faça com que eu aceite minha pobreza tal como sempre foi.
Que
não sinta o que não tenho.
Não
lamente o que podia ter e se perdeu por caminhos errados e nunca mais voltou.
Daí...
Senhor, que minha humildade seja como a chuva desejada caindo mansa, longa
noite escura numa terra sedenta e num telhado velho.
Que
eu possa agradecer a Vós, minha cama estreita, minhas coisinhas pobres,
minha casa de chão, pedras e tábuas remontadas.
E
ter sempre um feixe de lenha debaixo do meu fogão de taipa, e acender, eu
mesma, o fogo alegre da minha casa na manhã de um novo dia que começa.
Leonardo
da Vinci disse que pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam
orgulhosas.
Muito conhecimento, que se sintam humildes.
É assim que as espigas
sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as
baixam para a terra, sua mãe.




