Mensagem do dia

13 dezembro 2014

A humildade.

O que o anjo deseja hoje?  
Dentre todos os sentimentos no homem o que mais mostra a sua dignidade é a humildade em reconhecer que vive cercado por tudo que é maior que ele, e buscar sempre conhecer o que o rodeia no sentido de desenvolver a sua capacidade de entendimento colocando-se  modestamente em um patamar de igualdade perante todos mesmo sabendo da sua grandeza de espírito e de verdade sem negar a sua origem.

Adquirida lentamente tem como base a flexibilidade em admitir  erros  com a mesma naturalidade que os acertos mantendo a sua simplicidade.
Valorizar ou subestimar seus atos, receber críticas ou elogios devem ser encarados como um trabalho interior diário, para que venha interferir no seu comportamento tanto individual como coletivo, contribuindo assim para melhorar o convívio pensando que ninguém é pior ou melhor do que os outros.

Na Bíblia encontramos uma série de homens que são mostrados como exemplos da verdadeira humildade. Vejam alguns:
1- Cristo: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso”. Mt 11.29;
2- Abraão: “Abraão voltou a dizer: - Perdoa o meu atrevimento de continuar falando contigo, pois tu és o Senhor, e eu sou um simples mortal”. Gn 18.27;
3- Jacó: “Eu, teu servo, não mereço toda a bondade e fidelidade com que me tens tratado”. Gn 32.10;
4- Davi: “O rei Davi entrou na Tenda Sagrada, sentou-se e orou assim:
 - “Ó SENHOR, meu Deus, eu não mereço tudo o que fizeste por mim no passado, e a minha família também não merece”. 2sm 7.18;
5- Paulo: “O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior”. 1tm 1.15; etc.

Assim Cora Coralina orava:
Senhor... Faça com que eu aceite minha pobreza tal como sempre foi.
Que não sinta o que não tenho.
Não lamente o que podia ter e se perdeu por caminhos errados e nunca mais voltou.
Daí... Senhor, que minha humildade seja como a chuva desejada caindo mansa, longa noite escura numa terra sedenta e num telhado velho.
Que eu possa agradecer a Vós, minha cama  estreita, minhas coisinhas pobres, minha casa de chão, pedras e tábuas remontadas.
E ter sempre um feixe de lenha debaixo do meu fogão de taipa, e acender, eu mesma, o fogo alegre da minha casa na manhã de um novo dia que começa.


Leonardo da Vinci disse que pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. 
Muito conhecimento, que se sintam humildes. 
É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe. 
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

11 dezembro 2014

Comissão nacional da verdade.

Há pouco mais de dois anos, enfim foi entregue ontem á presidente em exercício, 10 de dezembro de 2014, o dia  dedicado mundialmente aos direitos humanos, o relatório final, da comissão da verdade, sobre os acontecimentos praticados contra a humanidade durante o período entre 1946 e 1988, incluindo o período da ditadura militar entre 1964 e 1985, marcando assim um momento importante na historia brasileira.

Com a finalidade de promover a verdade histórica,
foi criada pela lei 12528 em dezoito de 2011 e instalada oficialmente em maio de 2012, para elucidar e  jogar luz nos porões da ditadura que ainda guardam tantos segredos a esclarecer e que comprometem historicamente a realidade
política do nosso  país.

São apontadas 377 pessoas como responsáveis diretas ou indiretas pela prática de tortura e assassinatos, graves violações de direitos humanos que são prisões sem base legal, a tortura e as mortes dela decorrentes, as violências sexuais, as execuções e as ocultações de cadáveres e desaparecimentos forçados tudo isso contra a população, e essas violações tornam-se crime contra a humanidade.

Os números são assustadores.
Mortos e desaparecidos em um  total de  434 pessoas, entre 210 desaparecidos, 191 mortos e só 33 corpos localizados.
Dentre os 377 suspeitos de tais crimes 138 já foram prestar contas a deus ou ao diabo pelos seus feitios  em nome de um  poder arbitrário e abusivo, inclusive  os cinco presidentes durante esse período.

A exposição desses documentos históricos fornece base para os futuros interessados em  estudar esse período que ainda deixa sem respostas,  as perguntas fundamentais que não foram esclarecidas aqueles que sofrem até hoje a falta do seu pai, irmão, amigo, tio, tia...... Por não saber onde estão e o que foi feito dos seus restos mortais, onde foi jogado, como foi destruído, e mais ainda por não ter o direito de colocar na lápide.... Aqui jaz a memória de um brasileiro que lutou pelo direito de viver em total liberdade dentro do seu próprio país.
Esses ficaram sem as devidas respostas.
Por que será que a comissão da verdade não achou  
as verdades sobre isso?

Militares acusados de tortura e outros crimes durante a ditadura militar (1964-1985), nunca foram julgados porque
a lei anistiou crimes praticados entre 1961 e 1979 promulgadas pelo Congresso nacional, que agora necessário seria que STF desse outra interpretação quanto ao fato para que os mesmos respondessem pelos seus crimes independentes de ser contra ou mesmo a favor da ditadura.

Naturalmente que a presidente  Dilma ficará desconfortável frente ao processo de levar a julgamento os militares que cometeram graves violações de direitos humanos favorecidos pela lei da anistia e pela sua própria afirmação:
"Nós reconquistamos a democracia a nossa maneira, por meio de lutas duras, por meio de sacrifícios humanos irreparáveis, mas também por meio de pactos e acordos nacionais que estão muitos deles traduzido na Constituição de 1988".

Pois bem... Historicamente falando houve um avanço e falar do passado sempre é possível tornar as coisas mais claras, administrando bem o presente, alcançando metas no futuro.
Sinceramente acredito também que por conta dos anos decorridos muita coisa passará abatida em virtude da frase
“ e a vida segue seu rumo ao futuro .
imagem= net
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

09 dezembro 2014

Festas baianas

Aberta a temporada de festas na Bahia.
Na verdade elas se sucedem uma após outra em pequenos intervalos de tempo, concentrados principalmente na época do verão.  
Tem como característica principal o sincretismo religioso... com suas  misturas de elementos sagrados e profanos quando as  pessoas vão às ruas celebrar os seus santos padroeiros, carregando-os e cantando louvores em demonstração de fé e confiança.
O clima de festa espalha-se pela cidade de uma maneira contagiante fazendo com que toda a sua população participe alegremente.
O ciclo das festas populares  inicia-se no dia 04 de dezembro com a Festa de Santa Bárbara, quando as comemorações se entrelaçam com as batidas de tambores e os cânticos da igreja católica.
A fé do povo baiano é vista através das longas caminhadas ao sol para reverenciar a sua crença.

Que sejam todos bem vindos á terra dos que estréiam.
Sem ressentimento á todos aqueles que querem separar-se da nossa região, mas certamente por aqui estarão marcando suas presenças, curtindo o nosso bom astral e ainda levando na bagagem as nossas energias calientes.

       Calendário de Festas. Tudo isso acontece na
                                               Bahia
- 1º de janeiro
Procissão  dos Navegantes
Local: Salvador – Baía de Todos-os-Santos

- 3 a 6 de janeiro
Festa da Lapinha – Apresentações de Ternos de Reis e Missa na Igreja
Local: Salvador – Largo da Lapinha

-  Lavagem do Bonfim
2ª quinta-feira após a Festa de Reis –
Em 2015 a festa será no dia 15 de janeiro com a  participação de seguidores do catolicismo, umbanda e candomblé, já que o Senhor do Bonfim de acordo com o sincretismo religioso na Bahia corresponde a Oxalá.

Local: Salvador – Conceição da Praia ao Largo do Bonfim- são 8 Km de caminhada ao sol.


- 19 de janeiro*
Festa da Ribeira
Local: Salvador – Bairro da Ribeira

- 16 a 19 de janeiro*
Lavagem de Barra do Pojuca/Abrantes
Local: Camaçari

- 23 a 26 de janeiro*
Lavagem de Guarajuba/Monte Gordo
Local: Camaçari – Monte Gordo

- 23 de janeiro a 25 de janeiro*
Festa e Lavagem de Santo Amaro
Local: Santo Amaro

- 5 de fevereiro*
Lavagem de Itapuã
Local: Salvador

- 2 de fevereiro
Festa de Yemanjá
Local: Salvador – Rio Vermelho

- 12 a 17 de fevereiro*
Carnaval 
De acordo com o Guinness Book of Records, o Carnaval de Salvador da Bahia é a maior festa do planeta.  25 quilômetros de ruas, avenidas e praças são ocupadas por foliões de todos os lugares do mundo.  
Salvador recebe uma média de 900 mil visitantes.
No Brasil, a festa começou a ser comemorada na época colonial, com o festejo dos escravos nas senzalas.
Aos poucos, foram surgindo os frevos, afoxés e enredos de samba que conhecemos hoje.
Os lugares mais disputados para passar o Carnaval no Brasil são Bahia, Rio de Janeiro e Olinda. 

- 18 de fevereiro*
Presente da Baleia
Local: Salvador – Itapuã

- 27 a 30 de março*
Lavagem de Arembepe
Local: Camaçari

- 29 de março*
Procissão de Ramos
Local: Salvador – Centro Histórico

- 29 de março
Aniversário de Salvador

- 3 de de abril*
Paixão de Cristo

- 4 de abril*
Sábado de Aleluia – Queima de Judas

- 5 de abril*
Páscoa

- 4 de junho*
Corpus Christi

- 1 a 13 de junho
Trezena de Antônio

- 23 e 24 de junho
 João da Bahia

- 29 de junho
Festa de  Pedro

- 2 de julho
Independência da Bahia
Local: Salvador – Campo Grande/Praça da Sé

- 13 a 15 de agosto
Festa de Senhora da Boa Morte
Local: Cachoeira

- 16 de agosto
Festa de  Roque
Local: Salvador – Igreja de São Lázaro/Federação

- 24 de agosto
Dia de Bartolomeu
Local: Maragojipe

- 7 de setembro
Independência do Brasil
Local: Salvador – Desfile do Campo Grande até a Praça da Sé

- 27 de setembro
Dia de Cosme e São Damião
Local: Salvador

- 20 de novembro
Dia da Consciência Negra
Local: Salvador – Caminhada do Curuzu ao Pelourinho

- 25 de novembro
Dia da Baiana
Local: Salvador – Pelourinho

- 2 de dezembro
Dia do Samba
Local: Salvador – Centro Histórico

- 4 de dezembro
Festa de Bárbara
Local: Salvador – Centro Histórico

- 8 de dezembro
Festa da Conceição
Local: Salvador – Comércio

- 13 de dezembro
Festa de Luzia
Local: Salvador – Igreja do Pilar

- 31 de dezembro
Réveillon
 E logo...logo começaremos tudo de novo.

Já pintou verão
Calor no coração
A festa vai começar
Salvador se agita
Numa só alegria
Eternos Dodô e Osmar

Na avenida Sete
Da paz eu sou tiete
Na barra o Farol a brilhar
Carnaval na Bahia
Oitava maravilha
Nunca irei te deixar, meu amor
                                                                                 
Eu vou
Atrás do trio elétrico vou
Dançar ao negro toque do agogô
Curtindo minha baianidade nagô ô ô ô ô

Eu queria
Que essa fantasia fosse eterna
Quem sabe um dia
A Paz vence a guerra
E viver será só festejar.
Baianidade Nagô
Banda Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...