Mensagem do dia

14 dezembro 2014

Impasse humano

O que fazemos de nós mesmos?
A verdade é que se olharmos bem o comportamento do homem dentro da nossa realidade pode-se observar que falamos muito, mas praticamos pouco.
Sentimentos nobres requer grandeza de alma para que seja instalados e desenvolvidos contagiando o maior número de pessoas no sentido de ser posto em prática e conseqüentemente tornando a nossa estadia por aqui mais  aproveitada e produtiva.

Sabemos conceituar... definir... cada um desses sentimentos, conhecemos os seus valores, sabemos das suas capacidades de ação quando são solicitados diante das necessidades surgidas no dia a dia, mas mesmo assim ainda precisamos domar, educar o lado contrário do nosso ser que vive adormecido,  bastando um momento de desequilíbrio emocional, para comprometer conceitos e valores modificando o nosso comportamento.

Ás vezes nos deparamos em situações que necessariamente temos que nos colocar em defensiva porque a própria dinâmica da vida nos faz ter ou ser contrario a  tudo que acreditamos e conseguimos construir juntamente com a  civilidade, que é refletida através da educação de um individuo  e a sua capacidade de socializar-se bem através de situações e experiências vividas ao longo de sua vida.

Vivemos de uma maneira individualista e prezamos muito o nosso “eu”, valorizando o “nós” como uma alternativa de seguir a vida preparando a caminhada e aproveitando as oportunidades surgidas ao longo desse percurso, procurando fazer o bem sem sofrer sacrifícios  e prejuízos.

Hum!! Quanta amargura....não.

È a pura realidade comprovada quando vemos ou sentimos o desprezo do homem pelo próprio homem  em evidencia estampado pelos meios de comunicação abertos ao mundo.
Lamentável  ver que estamos diante de um impasse em querer enganar a nós próprios ou enganar a realidade dos fatos.

Naturalmente que as possibilidades de reverter essa situação é grande, bastando espalhar...divulgar...dividir...compartilhar...
o maior de todos os sentimentos juntamente com seus acompanhantes, todos em completa harmonia nas mais ações de simplicidade, esforço e otimismo  contribuindo com a valorização humana.

Diariamente em curtos intervalos no tempo acontecem atos violentos contra a humanidade, não que isso seja novidade, mas o crescimento do lobo mau é atribuído a falta de valores éticos e morais.
Reconhecer que estamos impotentes diante das mudanças comportamentais do ser humano  é perguntar a nós mesmos o que estamos fazendo  com a nossa própria vida.

Manter aberta a porta do coração é abrigar, acolher, abraçar o outro coração carente de oportunidades.
Mas, até quando?
Posso parecer desesperançosa, mas meu lado perfeccionista 
me faz cobrar de mim mesma, imagine das pessoas ao meu redor, um comportamento mais justo, mais condizente em cada situação vivida.
Encaro tudo isso como uma faca de dois gumes. 
Ambos os lados, corta e faz sangrar deixando fluir as nossas ferramentas de trabalho(os nobres sentimentos) permitindo que as nossas decisões em ajudar...participar...cooperar 
seja absorvidas pela indignação ou transformadas 
em quem sabe um dia.
É o lavar das mãos do bem e do mal.
A amarga ironia do fato é o de "como seria bom se fosse assim" sem ter que também infringir as leis da boa conduta quando nos sentimos ameaçados.
Tem ideia de como é pensar assim?
E a vida? Ela segue...
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

13 dezembro 2014

A humildade.

O que o anjo deseja hoje?  
Dentre todos os sentimentos no homem o que mais mostra a sua dignidade é a humildade em reconhecer que vive cercado por tudo que é maior que ele, e buscar sempre conhecer o que o rodeia no sentido de desenvolver a sua capacidade de entendimento colocando-se  modestamente em um patamar de igualdade perante todos mesmo sabendo da sua grandeza de espírito e de verdade sem negar a sua origem.

Adquirida lentamente tem como base a flexibilidade em admitir  erros  com a mesma naturalidade que os acertos mantendo a sua simplicidade.
Valorizar ou subestimar seus atos, receber críticas ou elogios devem ser encarados como um trabalho interior diário, para que venha interferir no seu comportamento tanto individual como coletivo, contribuindo assim para melhorar o convívio pensando que ninguém é pior ou melhor do que os outros.

Na Bíblia encontramos uma série de homens que são mostrados como exemplos da verdadeira humildade. Vejam alguns:
1- Cristo: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso”. Mt 11.29;
2- Abraão: “Abraão voltou a dizer: - Perdoa o meu atrevimento de continuar falando contigo, pois tu és o Senhor, e eu sou um simples mortal”. Gn 18.27;
3- Jacó: “Eu, teu servo, não mereço toda a bondade e fidelidade com que me tens tratado”. Gn 32.10;
4- Davi: “O rei Davi entrou na Tenda Sagrada, sentou-se e orou assim:
 - “Ó SENHOR, meu Deus, eu não mereço tudo o que fizeste por mim no passado, e a minha família também não merece”. 2sm 7.18;
5- Paulo: “O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior”. 1tm 1.15; etc.

Assim Cora Coralina orava:
Senhor... Faça com que eu aceite minha pobreza tal como sempre foi.
Que não sinta o que não tenho.
Não lamente o que podia ter e se perdeu por caminhos errados e nunca mais voltou.
Daí... Senhor, que minha humildade seja como a chuva desejada caindo mansa, longa noite escura numa terra sedenta e num telhado velho.
Que eu possa agradecer a Vós, minha cama  estreita, minhas coisinhas pobres, minha casa de chão, pedras e tábuas remontadas.
E ter sempre um feixe de lenha debaixo do meu fogão de taipa, e acender, eu mesma, o fogo alegre da minha casa na manhã de um novo dia que começa.


Leonardo da Vinci disse que pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. 
Muito conhecimento, que se sintam humildes. 
É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe. 
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

11 dezembro 2014

Comissão nacional da verdade.

Há pouco mais de dois anos, enfim foi entregue ontem á presidente em exercício, 10 de dezembro de 2014, o dia  dedicado mundialmente aos direitos humanos, o relatório final, da comissão da verdade, sobre os acontecimentos praticados contra a humanidade durante o período entre 1946 e 1988, incluindo o período da ditadura militar entre 1964 e 1985, marcando assim um momento importante na historia brasileira.

Com a finalidade de promover a verdade histórica,
foi criada pela lei 12528 em dezoito de 2011 e instalada oficialmente em maio de 2012, para elucidar e  jogar luz nos porões da ditadura que ainda guardam tantos segredos a esclarecer e que comprometem historicamente a realidade
política do nosso  país.

São apontadas 377 pessoas como responsáveis diretas ou indiretas pela prática de tortura e assassinatos, graves violações de direitos humanos que são prisões sem base legal, a tortura e as mortes dela decorrentes, as violências sexuais, as execuções e as ocultações de cadáveres e desaparecimentos forçados tudo isso contra a população, e essas violações tornam-se crime contra a humanidade.

Os números são assustadores.
Mortos e desaparecidos em um  total de  434 pessoas, entre 210 desaparecidos, 191 mortos e só 33 corpos localizados.
Dentre os 377 suspeitos de tais crimes 138 já foram prestar contas a deus ou ao diabo pelos seus feitios  em nome de um  poder arbitrário e abusivo, inclusive  os cinco presidentes durante esse período.

A exposição desses documentos históricos fornece base para os futuros interessados em  estudar esse período que ainda deixa sem respostas,  as perguntas fundamentais que não foram esclarecidas aqueles que sofrem até hoje a falta do seu pai, irmão, amigo, tio, tia...... Por não saber onde estão e o que foi feito dos seus restos mortais, onde foi jogado, como foi destruído, e mais ainda por não ter o direito de colocar na lápide.... Aqui jaz a memória de um brasileiro que lutou pelo direito de viver em total liberdade dentro do seu próprio país.
Esses ficaram sem as devidas respostas.
Por que será que a comissão da verdade não achou  
as verdades sobre isso?

Militares acusados de tortura e outros crimes durante a ditadura militar (1964-1985), nunca foram julgados porque
a lei anistiou crimes praticados entre 1961 e 1979 promulgadas pelo Congresso nacional, que agora necessário seria que STF desse outra interpretação quanto ao fato para que os mesmos respondessem pelos seus crimes independentes de ser contra ou mesmo a favor da ditadura.

Naturalmente que a presidente  Dilma ficará desconfortável frente ao processo de levar a julgamento os militares que cometeram graves violações de direitos humanos favorecidos pela lei da anistia e pela sua própria afirmação:
"Nós reconquistamos a democracia a nossa maneira, por meio de lutas duras, por meio de sacrifícios humanos irreparáveis, mas também por meio de pactos e acordos nacionais que estão muitos deles traduzido na Constituição de 1988".

Pois bem... Historicamente falando houve um avanço e falar do passado sempre é possível tornar as coisas mais claras, administrando bem o presente, alcançando metas no futuro.
Sinceramente acredito também que por conta dos anos decorridos muita coisa passará abatida em virtude da frase
“ e a vida segue seu rumo ao futuro .
imagem= net
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...