Mensagem do dia

18 fevereiro 2015

CHEGANDO DE NOVO.

Feliz ano novoooooooo....
Atrasada? Não.
Definitivamente o ano em curso começa agora, hoje.
De um modo geral com a virada de cada ano vivemos em um clima de festas, as quais nos proporcionam grandes momentos de prazer e alegria.
Nada mais justo. Faz parte do calendário “ humano” viver dia após dia com a sensação de que tudo está funcionando dentro das normas estabelecidos até por nós mesmos.

Nesse pequeno período quebramos regras e tabus, atropelamos a conta bancária, infringimos as leis da moral e dos bons costumes, viajando nas asas do depois tudo volta a ser como antes.
Será?
Nas avenidas e corredores das cidades  nos tornamos super heróis como saídos das histórias em quadrinhos, escalando aranhas-céu, dando voltas ao redor da terra, cuspindo fogo, batendo o grande martelo e decidindo a vida de todo o cidadão brasileiro.

Milhares de pessoas agrupam-se  em busca dessa alegria contagiante seguindo seus ídolos com passos ritmados ao som eletrificante  dos trios e batucadas e badalar dos chocalhos, que vão colorindo a cidade quebrando a rotina diária.

No meio dessa avalanche humana tudo rola, o possível e o impossível tornam-se compatível com o desejo e a vontade do folião que se predispõe a ficar em total evidencia.

Mas de volta a realidade deixamos no circuito  da festa, os sonhos e as fantasias.
Os amores, as emoções, beijos trocados, juras de amor, corações esperançosos....
Despimos-nos das indumentárias do homem de aço,
do capitão America, da mulher maravilha, do homem aranha,
do homem verde...o Ruke , cada qual com seus super - poderes contidos nos seus mundos imaginários.

Por certo o período carnavalesco exige uma preparação física adequada e assim sendo servirá também para a próxima corrida.

Não é novidade que enquanto o povão deixa-se levar pela euforia da festa, no silencio do recesso governamental,
a economia do país permite que novas regras sejam impostas ao cidadão folião.
E vamos que vamos enfrentando e superando os desafios  tal quais os personagens que povoam a imaginação dos baixinhos.
Então é dada a largada da corrida do ano em busca do ouro.

E todo ano é sempre assim.
Pensando no próximo carnaval?
Não.
Por aqui teremos logo..logo as festas juninas e atrás vem as micaretas. Já ouviu falar?
Pois é... o Brasil é festa, é feriado, é calor, é praia, também é corrupção, e berço de um povo que sabe tirar das decepções do dia a dia as alegrias para brincar o carnaval.
Bom.... Digo de novo.... Feliz ano novo.

Feliz 2015...E eu voltando com ele.

 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

03 fevereiro 2015

Compartilhando novos rumos

Pois é..... o meu amor me perguntou:
E os novos rumos?
Diante da sua visão emocional, me rendo á sua explicação e fazendo das suas palavras as minhas,  resolvi compartilhar essa postagem com você, e com permissão do autor.

Após o momento mágico da passagem de ano com todas as circunstâncias, sentimentos e desejos que a envolvem, vivenciamos os primeiros dias do ciclo ordinário por nós almejado e esperado como os anteriores cujas chegadas também foram ritualmente celebradas.
Passada a festa e definidas as metas, planos e projetos traçados, damos prosseguimento para que os intensos desejos daquele momento tão encantador se realizem na mesma proporção. Mas no retorno a normalidade cotidiana, compreendemos que para tanto precisamos enfrentar a realidade áspera que nos cerca. Esta esquecida por breve tempo.

Percebemos então que dentre tantas e outras, certas coisas nunca mudam e algumas perduram como se fossem eternas. Deveríamos estar acostumados, mas não estamos
(até porque não vejo como) ao aparecimento de situações inesperadas, fato natural da vida que possivelmente já tenha surpreendido muitos de nós. Fator ainda mais relevante é a relação social em diversos âmbitos com suas debilidades e carências que nos trazem dores e fadigas próprias desta condição humana.

Vivemos o êxtase e as emoções propicias daquela noite eufórica, pensando apenas em todo bem que para nós e ao nosso próximo naquele instante desejávamos, nos dando a fantasia de esquecermos as inconveniências e contrariedades que os dias nos reservam; E se dependesse única e exclusivamente de nós, de forma mágica todos os nossos anseios se realizariam naquele instante. Entretanto, 365 dias completos nos aguardavam.

E as aspirações? As idéias, planos e projetos? E o desejo de que tudo fosse novo, as novas metas?
E os novos rumos?
Perderam-se com as más noticias? Abalaram-se com as crises econômicas do país, problemas familiares ou adversidades no trabalho? Sucumbiram perante as permanentes injustiças e desonras?
Será que estes não foram apenas parte de um momento utópico de uma noite que passou?

Esperançosamente quero acreditar que não.
A verdade é que despertamos do êxtase para entender que nem sempre os ventos soprarão ao nosso favor e que nosso triunfo é conquistado dia após outro, exigindo de nós resiliência e perseverança; Do contrário podemos ser considerados covardes e fracassados.

Mas que Deus nos ajude em nossas esperanças para que elas nos conduzam as realizações do que tanto anelamos.

E se este ano não for como desejei? A vida segue e estamos apenas no começo, façamos nossa parte, acreditemos e esperemos. E se não for como achamos que seria, será suficiente, até uma nova passagem de ano.
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif
                           Visite...Conheça....Participe... 
http://www.marcusbittencourt.com/2015/02/e-os-novos-rumos.html


27 janeiro 2015

HOLOCAUSTO

Falar do holocausto depois de setenta anos é chorar ainda os sofrimentos vividos por milhares de pessoas, perseguidas pelo governo nazista, quando retiradas dos seus lares, obrigadas a abandonar suas vidas, suas histórias, deixando o seu passado para trás na incerteza de que teriam ou não um futuro.

Uma das maiores atrocidades que tem registro na história, faz do holocausto ser denominado como o período dos horrores de guerra.
Foi uma prática de perseguição política, étnica e religiosa á todos aqueles que foram vistos como empecilho na formação de uma nação composta por seres superiores, a qual o povo alemão se fazia descendentes dos arianos, que tinham como características a pele branca.

Sendo assim quando Adolf Hitler tomou posse no governo da Alemanha em 1933, estabeleceu a doutrina racial de acordo com a qual os alemães arianos pertencessem a raça pura.
O povo judeu - os ciganos - os homossexuais, enfim, todos  os opositores á política pregada por Hitler, eram considerados uma ameaça ao seu governo.

Assim foram criados os campos de concentração, onde lá foram cometidos os mais perversos crimes que temos conhecimento contra a humanidade.
Famílias inteiras foram dizimadas nas câmaras de gás depois de serem submetidas a trabalhos forçados nas indústrias da Alemanha para a sua sustentação durante a segunda guerra
Muitos serviram para as experiências mortíferas nas mãos de cientistas convictos das idéias nazistas tendo como principal carniceiro, o médico Josef Mengele, conhecido como o “Anjo da morte”, temido no campo de extermínio Auschwitz.

Entre as experiências horrendas, está a dissecação de vivos para acompanhar a evolução de infecções e tantas outras patologias. Eram expostos aos extremos de temperatura... congelamento, radiação, obrigados a ingerir grande quantidade de água salgada.

Os que não eram produtivos eram logo encaminhados ás câmaras de gás.
A inanição e as patologias diversas e desconhecidas mataram tanto quanto o fuzilamento e o gás Zyklon B, isso em 1942.

Mulheres gestantes e crianças pela própria razão de ser eram as primeiras a ocuparem os lugares dos prisioneiros a serem enviados para as câmaras da morte, sem ser levados em consideração gênero ou mesmo idade.
Muitas dessas mulheres eram forçadas a praticar sexo com os alemães em troca de alimento e roupas, como também a induzir abortamento por não possuir genes “ arianos”.

É doloroso só em pensar que os prisioneiros de guerra eram desnudos  de seus farrapos e suas vergonhas e levados para chuveiros de “descontaminação” assim chamada as águas enganadoras, e quando o espaço físico estava com sua capacidade máxima preenchida, portas eram fechadas e as torneiras do gás letal eram abertas abatendo homens e mulheres, agora sem futuro, indo diretamente para os fornos crematórios, finalizando assim suas histórias.

Auschwtz- maior campo de concentração para extermínio, erguido pelos nazistas, localizado no sul da Polônia, transformado no símbolo do holocausto na Europa ocupada pelas tropas sob o comando de Hitler durante a segunda guerra.

Esse campo foi libertado em 27 de janeiro de 1945 pelo exercito soviético, onde + ou – 1,6 milhões de pessoas foram morta sendo a maioria de judeus.

Hoje, 27 de janeiro de 2015, fazem 70 anos da sua libertação. O holocausto existiu e com sua lembrança que seja assegurado que o mundo não permita jamais acontecer mais uma miserabilidade como essa a quem quer que seja na face da terra.
Tanto é que cerca de 300 sobreviventes voltaram a Austin.
A verdade é que Auschwitz guarda memórias que humanidade não pode esquecer.

A família de Anne Frank e ela foram para Auschwitz.
Entre os anos de 1942 a 1944, era uma jovem de apenas treze anos e deixou escrito em um diário o que pensava sobre o nazismo.
Tornou-se público através do seu pai, o único sobrevivente da família em 1947.
A casa onde a família viveu passou a ser o museu Anne Frank.
Eis algumas palavras dessa menina que se definiu como “uma jovem mulher com bastante força interior”.

“Escrever um diário é uma experiência realmente estranha para alguém como eu. Não somente porque eu nunca tenha escrito algo antes, mas também porque tenho a impressão de que nada do que uma garota de 13 anos escreva irá interessar mais tarde para mim ou outras pessoas. Bom, não tem problema. Eu me sinto como uma escritora”.

“Como é maravilhoso que ninguém precise esperar um minuto sequer antes de começar a melhorar o mundo”.

“Eu sei o que eu quero, eu tenho um objetivo, uma opinião, eu tenho uma religião e tenho amor. Deixe-me ser eu mesmo e então eu estou satisfeito. Eu sei que eu sou uma mulher, uma mulher com força interior e muita coragem”.

“Nós não estamos autorizados a ter opinião. As pessoas podem dizer-lhe para manter a boca fechada, mas não podem impedi-lo de ter a sua própria opinião. Mesmo que as pessoas ainda sejam muito jovens, elas não devem ser impedidas de dizer o que pensam”.

“Mulheres deveriam ser respeitadas também! Falando de forma genérica, homens são estimados em todas as partes do mundo, então por que as mulheres não podem ter sua quota? Os soldados e heróis de guerra são homenageados e celebrados, os exploradores ganham fama imortal, mártires são reverenciados, mas quantas pessoas olham as mulheres também como guerreiras?”.

“Todo mundo tem um pedaço de boas notícias dentro de si. A boa notícia é que você não sabe quão bom pode ser! Quanto amor pode ter! O que você pode realizar! Quanto potencial tem!”.

“É difícil em tempos como estes: ideais, sonhos e esperanças permanecerem dentro de nós, sendo esmagados pela dura realidade. É um milagre eu não ter abandonado todos os meus ideais, eles parecem tão absurdos e impraticáveis. No entanto, eu me apego a eles, porque eu ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas são realmente boas de coração”.
“O que é feito não pode ser desfeito, mas podemos prevenir que aconteça novamente”.
“Eu não penso sobre toda a miséria, mas sobre a beleza que ainda permanece”.

“Quem está feliz vai fazer os outros felizes também”.
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...