Mensagem do dia

26 fevereiro 2015

ÁGUA * VIVA

Dizer que a humanidade está preocupada com o rumo que nosso planeta está  tomando é considerar o dito por não dito, pois o que observamos é o descaso como é tratado  o solo, que chamamos de terra, como receptor de tudo que pode ser descartado, independente de origem, material, tamanho, tipo, cor,estado,  enfim , um grande contêiner onde pode ser colocado de tudo o que já não tem mais vida útil sem se importar com o seu grau de toxidade ao solo.

Certamente que pela falta de responsabilidades de todos, pela falta de conhecimentos de muitos a má utilização dos recursos naturais da ‘ terra ‘ vem causando grandes danos a nós mesmos e a própria natureza.

No momento a prioridade em questão é a escassez da água.
Sabemos avaliar a cultura da água?
Tratar-la com o valor que realmente ela tem?
Nenhuma outra questão merece mais atenção por parte da humanidade.
Pense que todos os seres vivos dependem totalmente da água e ela com certeza vai determinar o futuro de todos nós

A água precisa ser integrada nas questões socioeconômica, buscando sempre a responsabilidade ecológica e a reutilização racional desse recurso, para não comprometer as necessidades das gerações atuais e futuras e dos demais seres vivos que partilham conosco a água do globo.

No caminhar não muito distante grande parte dos conflitos políticos e sociais no futuro deixará de ter como causa o petróleo (não se fala em outra coisa agora) e serão provocados pelas disputas em torno do precioso líquido incolor, inodoro, insípida.

Fala-se que no início do próximo século, um terço das nações terá escassez de água de modo permanente.
Mudanças climáticas consideráveis virão como conseqüência da derrubada das florestas, o que já está acontecendo, e os  lagos subterrâneos, que datam de tempos pré-históricos, estão se esgotando rapidamente e  o calculo para o aumento  da escassez mundial serão influenciadas por essas mudanças que também modificará a qualidade da água com a elevação de sua temperatura e com o aumento dos índices de contaminação.

Aproveitando o ensejo, Governos em sua totalidade deveriam  assumir o compromisso de definir a crise da água e do  saneamento básico como prioridade máxima garantindo assim o que é de direito de todo o cidadão.

Buscando informação achei que o  Brasil detém 12% das reservas de água doce do mundo, sendo que cerca de 70% desse total estão na Bacia Amazônica, onde a densidade populacional é a menor do país.
Por outro lado, a região mais árida e pobre do Brasil, o Nordeste, onde vivem cerca de 30% da população, possui somente 5% da água doce. A alta densidade populacional, a poluição e a agricultura, aliadas à visão de que a água é um recurso infinito, já provocam o aumento na escassez de água de qualidade nas regiões Sul e Sudeste do país, onde vive 60% da população.

Cheia de rótulos, desperdiçada, contaminada, doce, salgada, dessalinizada, essa obtida sob grandes valores dez vezes maiores que outros processos de utilização.

O aumento populacional promove uma diminuição nos recursos hídricos, o que já está acontecendo,  levando em conta o mau uso,  a falta de consciência sobre a magnitude do problema com condutas inapropriadas dos governantes por não aplicarem a tempo ou sempre medidas preventivas para não causar maios problemas  como os de agora.

O desenvolvimento de novas formas de reutilização da água prevista  para 2015 não visaram  a eliminação, e sim a redução da  tremenda injustiça social da falta de acesso seguro à água e ao saneamento básico para todos os habitantes da Terra.

     O acesso à água e saneamento é uma questão ética
Segundo
o portal de ecologia "eco portal.net", que em 2017, de acordo com a ONU, cerca de 70% da população global terão problemas para ter acesso à água doce. E em 2025, aproximadamente 40% viverão em regiões onde a água escasseará.

As advertências feitas por diferentes países mostram que a falta de água não é um problema futuro e sim  um problema de agora.

A Organização Meteorológica Mundial advertiu que embora o fenômeno El Niño esteja fraco, este ano, 2015, poderia desencadear padrões climáticos anormais em muitas regiões, provocando chuvas em algumas regiões e secas em outras.
Seria o caso das chuvas torrenciais em são Paulo?

Corre por aí a boca miúda que existe o risco de se privatizar a produção de água potável, o que naturalmente o povo de menor poder aquisitivo, os pobres, é que sofrerá mais pelo fato de ter acessibilidade precária ao líquido ouro e o também  na questão econômica pois vão pagar mais caro por  ela.

A propósito o dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março. 
Lembrem-se de prestar solidariedade nessa data postando o que vocês acharem de útil no sentido despertar á todos que lerem, a consciência  do dever quanto aos cuidados com a água. 

                        Vamos cuidar bem dela.
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

24 fevereiro 2015

MOBILIZANDO UMA SOCIEDADE


UM OLHAR SOBRE A MINHA COMUNIDADE
                       CIRCULAR Nº 2
          MOBILIZANDO UMA SOCIEDADE.

E aí galera das Juçaras, Rua, Avenida, Vila, Travessa... mais uma vez aqui mostrando o que acontece  de prejudicial a nós mesmos moradores dessas localidades.
OBSERVEM AS FOTOS.






Então.................................
Pelo CÓDIGO  DE TRANSITO BRASILEIRO (CTB) calçada e passeio são duas coisas distintas.
Você sabia que:
A CALÇADA - é a parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, tipo banca de jornal... Telefone público, coletores de lixo ou postes de sinalização, implantação de jardim, plantas ornamentais, acentos discretos, nada que comprometa o ir e vir dos pedestres.

 O PASSEIO - parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento física separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.
Pois bem... no artigo sexto desse código está escrito:
§ 6º Onde houver obstrução da calçada ou da passagem para pedestres, o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via deverá assegurar a devida sinalização e proteção para circulação de pedestres.
                    Basta denunciar.
Então, o papel da calçada é manter-se livre de qualquer obstáculo que impeça o cidadão de exercer o seu direito de circular  livremente protegido de todos e quais quer fatores que causem danos á sua saúde física ou até mesmo moral.
A acessibilidade  de idosos e crianças deve ser respeitada  por conta da  vulnerabilidade a quedas e fraturas, como também pessoas portadores de necessidades especiais que precisam do bom senso de pessoas conscientes em contribuir para a  qualidade de vida e o bem estar de todos.

E para entender melhor a diferença entre calçada e passeio, explica-se que a calçada pode ter mais partes que o passeio, mas não existe calçada que não tenha passeio, a parte por onde transitam os pedestres;
Mas, de quem é a calçada?
 Calçada é do e é o para pedestre.
A calçada é o espaço do cidadão, por excelência.
Portanto.... TODO estacionamento de veículo obstruindo a passagem dos pedestres esta em uma situação de infração de trânsito grave independente da sua localização.
Acredite você pode mudar uma situação, basta querer.
                                    PENSE NISSO
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

23 fevereiro 2015

Mudando de lugar.

                UM OLHAR SOBRE A MINHA COMUNIDADE     
                                   CIRCULAR Nº 1 

Colocar-se no lugar do outro é viver as mais diversas situações em que outra pessoa qualquer esteja vivenciando o momento independente do que seja. Certo?
Pensando assim... Com um olhar sobre a minha (?) comunidade, pude perceber o quanto é difícil deixar a zona de conforto de cada um, e fazer valer os direitos e deveres dos moradores (direitos esse que todos têm... deveres esses que nem todos querem assumir), por conta da falta de apoio e cooperação dos mesmos em prol de si e da comunidade onde mora.    
                               
 E aí galera das juçaras, Rua, Avenida, Vila, Travessa... o ano de 2015 chegou trazendo  expectativas de grandes e realizações com benefícios para todos nós.  Para que isso e muito mais possa acontecer á todos nós moradores, necessário se faz que nos tornemos colaboradores em prol da nossa “comunidade” despertando assim em cada um de nós o espírito de solidariedade (tão falada ultimamente... e pouco praticada) e respeito ao próximo, que pode ser o seu vizinho ao lado, ou mesmo o seu amigo, conhecido um pouco mais distante.

                             USANDO O BOM SENSO
                               PENSE NISSO....
- Como é difícil aceitar na sua porta de entrada da sua residência o descarte do seu vizinho ou mesmo de um passante. Livram-se dos resíduos, criam-se mais um problema para todos, não só para si.

                                          PENSE NISSO....
- Usar o passeio público como estacionamento particular impedindo o ir e vir do cidadão também pagante dos mesmos impostos promove-se o conforto e a segurança do bem móvel, e o vizinho.... e o passante.... e o seu familiar...?      


    PENSE NISSO.....
- Deixem os passeios livres nos dias de chuvas para que as crianças das escolas próximas tenham o direito de passar sem molhar os calçados, nas águas infectadas por micróbios e bactérias, independentes se tem criança ou não nos estabelecimentos de ensino.  
                                 SEJA SOLIDÁRIO.
- A rua é comprometida nos serviços de drenagem acumulando as águas das chuvas e servindo de canal para o esgotamento da rua principal, certo? 
                           POR QUE NÃO COOPERAR? 
- Vamos lá minha gente amiga. Garanto que agindo assim você vai contribuir com comunidade em que você mora, respeitando todos aqueles que estão próximos precisando apenas de pequenos gestos de solidariedade.                          

 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...