Mensagem do dia

04 março 2015

A CAMINHO DA BIBLIOTECA.

Em geral com a chegada de um ano novo, escancaramos portas, janelas, caixas, gavetas, para dar passagem a tudo que de alguma forma não correspondeu as nossas expectativas.
É o descarte emocional.
O desapego.

O inverso também acontece.
Há sempre em um cantinho a nos olhar alguma coisa guardada, esperando só o momento de ser resgatada e lembrada. 
Não é verdade?

Existem coisas que fazem parte de nós como se fossem uma extensão para lembrar uma parte de nossa vida.
Ultimamente tenho feito uma revisão no porão onde consegui armazenar em alguns anos, uma grande quantidade de  lembranças  e sonhos.
É surpreendente a sensação!!!!

Dentre muitas caixas uma me chamou mais atenção.
Estou sentada agora olhando o que restou depois de muitos caminhos percorridos juntos, o que realmente mudou a minha vida.
E como mudou.....

Imagens do passado povoam a minha mente e literalmente voo entre salas e corredores do hospital, tendo como companheiros fiéis, eles, os livros, os meus livros....cadernos...apostilas... Tudo que me deu a luz do conhecimento e um sentido a minha vida.

Ainda posso ouvir o burburinho dos colegas de classe, quando nos reunimos para discutir o tema do tcc. e sentir a vibração satisfatória das nossas consciências no dever cumprido.

Entrei na área da saúde um pouco mais tarde, aos quarenta anos, por conta dos cuidados de enfermagem que o meu companheiro de jornada necessitou por algum tempo.

Durante esse período que tudo era novo para mim, nasceu o desejo de continuar  aprendendo mais no sentido de cuidar de outras pessoas que por ventura viesse a precisar da minha ajuda.

Nesse despertar de consciência,  a paixão  e a fome do conhecimento específico, tomaram posse de mim e logo estava eu buscando o curso especializado.
Foi amor á primeira e a muitas e muitas  vistas.
Agora eu tenho por obrigação me separar deles.
Explico: quero que outras pessoas tenham a oportunidade de conhecer um pouco dessa área tão produtiva e gratificante.

Parte da ciência que desperta em nós o sentido de tudo na vida,  respeito ao próximo,  a solidariedade e a vontade de ser útil  por um bem comum.
Depois de muito sofrer e pensar, de folhear e lembrar,  de manusear e rabiscar,  de ter lido e relido por varias vezes sem se queixar independente de hora e lugar, folheio as suas páginas covardemente e me despeço.
Achei um destino certo para meus companheiros de jornada.

A biblioteca mais próxima na esperança de que tenha utilidade única, a de transmitir conhecimento e educação.
Inconscientemente eu protelei muito essa separação inevitável, mas sempre como tudo tem sua hora aga, infelizmente aconteceu.

Eles serão sempre as lembranças que se recusam a morrer, pois é um pedaço de mim e vão estar sempre vivos na minha memória e no meu dia a dia.        
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

26 fevereiro 2015

ÁGUA * VIVA

Dizer que a humanidade está preocupada com o rumo que nosso planeta está  tomando é considerar o dito por não dito, pois o que observamos é o descaso como é tratado  o solo, que chamamos de terra, como receptor de tudo que pode ser descartado, independente de origem, material, tamanho, tipo, cor,estado,  enfim , um grande contêiner onde pode ser colocado de tudo o que já não tem mais vida útil sem se importar com o seu grau de toxidade ao solo.

Certamente que pela falta de responsabilidades de todos, pela falta de conhecimentos de muitos a má utilização dos recursos naturais da ‘ terra ‘ vem causando grandes danos a nós mesmos e a própria natureza.

No momento a prioridade em questão é a escassez da água.
Sabemos avaliar a cultura da água?
Tratar-la com o valor que realmente ela tem?
Nenhuma outra questão merece mais atenção por parte da humanidade.
Pense que todos os seres vivos dependem totalmente da água e ela com certeza vai determinar o futuro de todos nós

A água precisa ser integrada nas questões socioeconômica, buscando sempre a responsabilidade ecológica e a reutilização racional desse recurso, para não comprometer as necessidades das gerações atuais e futuras e dos demais seres vivos que partilham conosco a água do globo.

No caminhar não muito distante grande parte dos conflitos políticos e sociais no futuro deixará de ter como causa o petróleo (não se fala em outra coisa agora) e serão provocados pelas disputas em torno do precioso líquido incolor, inodoro, insípida.

Fala-se que no início do próximo século, um terço das nações terá escassez de água de modo permanente.
Mudanças climáticas consideráveis virão como conseqüência da derrubada das florestas, o que já está acontecendo, e os  lagos subterrâneos, que datam de tempos pré-históricos, estão se esgotando rapidamente e  o calculo para o aumento  da escassez mundial serão influenciadas por essas mudanças que também modificará a qualidade da água com a elevação de sua temperatura e com o aumento dos índices de contaminação.

Aproveitando o ensejo, Governos em sua totalidade deveriam  assumir o compromisso de definir a crise da água e do  saneamento básico como prioridade máxima garantindo assim o que é de direito de todo o cidadão.

Buscando informação achei que o  Brasil detém 12% das reservas de água doce do mundo, sendo que cerca de 70% desse total estão na Bacia Amazônica, onde a densidade populacional é a menor do país.
Por outro lado, a região mais árida e pobre do Brasil, o Nordeste, onde vivem cerca de 30% da população, possui somente 5% da água doce. A alta densidade populacional, a poluição e a agricultura, aliadas à visão de que a água é um recurso infinito, já provocam o aumento na escassez de água de qualidade nas regiões Sul e Sudeste do país, onde vive 60% da população.

Cheia de rótulos, desperdiçada, contaminada, doce, salgada, dessalinizada, essa obtida sob grandes valores dez vezes maiores que outros processos de utilização.

O aumento populacional promove uma diminuição nos recursos hídricos, o que já está acontecendo,  levando em conta o mau uso,  a falta de consciência sobre a magnitude do problema com condutas inapropriadas dos governantes por não aplicarem a tempo ou sempre medidas preventivas para não causar maios problemas  como os de agora.

O desenvolvimento de novas formas de reutilização da água prevista  para 2015 não visaram  a eliminação, e sim a redução da  tremenda injustiça social da falta de acesso seguro à água e ao saneamento básico para todos os habitantes da Terra.

     O acesso à água e saneamento é uma questão ética
Segundo
o portal de ecologia "eco portal.net", que em 2017, de acordo com a ONU, cerca de 70% da população global terão problemas para ter acesso à água doce. E em 2025, aproximadamente 40% viverão em regiões onde a água escasseará.

As advertências feitas por diferentes países mostram que a falta de água não é um problema futuro e sim  um problema de agora.

A Organização Meteorológica Mundial advertiu que embora o fenômeno El Niño esteja fraco, este ano, 2015, poderia desencadear padrões climáticos anormais em muitas regiões, provocando chuvas em algumas regiões e secas em outras.
Seria o caso das chuvas torrenciais em são Paulo?

Corre por aí a boca miúda que existe o risco de se privatizar a produção de água potável, o que naturalmente o povo de menor poder aquisitivo, os pobres, é que sofrerá mais pelo fato de ter acessibilidade precária ao líquido ouro e o também  na questão econômica pois vão pagar mais caro por  ela.

A propósito o dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março. 
Lembrem-se de prestar solidariedade nessa data postando o que vocês acharem de útil no sentido despertar á todos que lerem, a consciência  do dever quanto aos cuidados com a água. 

                        Vamos cuidar bem dela.
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

24 fevereiro 2015

MOBILIZANDO UMA SOCIEDADE


UM OLHAR SOBRE A MINHA COMUNIDADE
                       CIRCULAR Nº 2
          MOBILIZANDO UMA SOCIEDADE.

E aí galera das Juçaras, Rua, Avenida, Vila, Travessa... mais uma vez aqui mostrando o que acontece  de prejudicial a nós mesmos moradores dessas localidades.
OBSERVEM AS FOTOS.






Então.................................
Pelo CÓDIGO  DE TRANSITO BRASILEIRO (CTB) calçada e passeio são duas coisas distintas.
Você sabia que:
A CALÇADA - é a parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, tipo banca de jornal... Telefone público, coletores de lixo ou postes de sinalização, implantação de jardim, plantas ornamentais, acentos discretos, nada que comprometa o ir e vir dos pedestres.

 O PASSEIO - parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento física separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.
Pois bem... no artigo sexto desse código está escrito:
§ 6º Onde houver obstrução da calçada ou da passagem para pedestres, o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via deverá assegurar a devida sinalização e proteção para circulação de pedestres.
                    Basta denunciar.
Então, o papel da calçada é manter-se livre de qualquer obstáculo que impeça o cidadão de exercer o seu direito de circular  livremente protegido de todos e quais quer fatores que causem danos á sua saúde física ou até mesmo moral.
A acessibilidade  de idosos e crianças deve ser respeitada  por conta da  vulnerabilidade a quedas e fraturas, como também pessoas portadores de necessidades especiais que precisam do bom senso de pessoas conscientes em contribuir para a  qualidade de vida e o bem estar de todos.

E para entender melhor a diferença entre calçada e passeio, explica-se que a calçada pode ter mais partes que o passeio, mas não existe calçada que não tenha passeio, a parte por onde transitam os pedestres;
Mas, de quem é a calçada?
 Calçada é do e é o para pedestre.
A calçada é o espaço do cidadão, por excelência.
Portanto.... TODO estacionamento de veículo obstruindo a passagem dos pedestres esta em uma situação de infração de trânsito grave independente da sua localização.
Acredite você pode mudar uma situação, basta querer.
                                    PENSE NISSO
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...