19 março 2015
07 março 2015
A VERDADEIRA HISTÓRIA DA MULHER
Se
já contei a história da existência da mulher, peço desculpas.
Do contrário, quem não conhece, passa a conhecer.
Do contrário, quem não conhece, passa a conhecer.
Conta uma lenda que no principio do mundo,
quando Deus decidiu criar a mulher, viu que havia esgotado todos os materiais
sólidos na criação do homem e não tinha mais do que dispor.
Diante
deste dilema... pensou...pensou... e depois
de uma profunda meditação, e com grande sensibilidade,
fez isso: Pegou:
A forma arredondada da lua,
As suaves curvas das ondas,
A terna aderência das bromélias,
O tremulo movimento das folhas,
A forma esbelta da palmeira,
A nuance delicada das flores,
O amoroso olhar do cervo,
A alegria do raio de sol e as
gotas do choro
das nuvens,
A inconstância do vento
A fidelidade do cão,
A timidez da tartaruga
A vaidade do pavão,
A suavidade da pena do cisne,
A dureza do diamante,
A doçura da pomba
A crueldade do tigre,
O ardor do fogo
E a frieza da neve.
Misturou ingredientes tão diferentes,
formou a mulher e deu ao homem.
Hum!!!!! quanta felicidade....
Passado uma semana eis que apareceu o homem
acompanhado da mulher e lhe disse:
- Senhor, a
criatura que você deu me faz desgostoso...
- quer toda
minha atenção,
- nunca me
deixa sozinho,
- fala sem
parar,
- chora sem
motivo,
- se diverte
em me fazer sofrer
- e eu estou
aqui para devolvê-la porque não posso
viver COM ela.
Hum!!!! quanta tristeza....
- Bem? Não entendo, respondeu Deus e pegou a mulher.
Passou-se outra semana, o homem voltou e
lhe disse:
- Senhor, estou
perdido.. não me encontro...
sinto-me muito sozinho desde que eu devolvi
a criatura
que fizeste para mim.
- ela
cantava e brincava ao meu lado,
- me olhava
com ternura e o seu olhar era uma carícia,
- ria e seu
riso era música,
- era bonita
de se ver e suave ao tato.
Senhor Deus,
peço-lhe que a devolva porque não posso
viver SEM ela.
Minha
homenagem nas palavras de Cora Coralina:
“
Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e
plantando flores”. e a todos os homens para que nunca duvidem da qualidade das
mulheres que os rodeiam.
Elisa
Lucinda de uma maneira “ picante” fala da mulher verdade que existe em todas
nós. Apenas um trecho...
Aviso da Lua que menstrua
Moço,
cuidado com ela!
Há que se
ter cautela com esta gente que menstrua...
Imagine uma
cachoeira às avessas:
cada ato que
faz, o corpo confessa.
Cuidado,
moço
às vezes parece
erva, parece hera
cuidado com
essa gente que gera
essa gente
que se metamorfoseia
metade
legível, metade sereia.
Barriga
cresce, explode humanidades
e ainda
volta pro lugar que é o mesmo lugar
mas é outro
lugar, aí é que está:
cada palavra
dita, antes de dizer, homem, reflita..
Sua boca
maldita não sabe que cada palavra é ingrediente
que vai cair
no mesmo planeta panela.
Cuidado com
cada letra que manda pra ela!
Tá
acostumada a viver por dentro,
transforma
fato em elemento
a tudo
refoga, ferve, frita
ainda sangra
tudo no próximo mês.
Cuidado
moço, quando cê pensa que escapou
é que chegou
a sua vez!
Porque sou
muito sua amiga
é que tô
falando na "vera"
conheço cada
uma, além de ser uma delas.
Marcadores:
Datas comemorativas;
04 março 2015
A CAMINHO DA BIBLIOTECA.
Em geral com a chegada de um ano
novo, escancaramos portas, janelas, caixas, gavetas, para dar passagem a tudo
que de alguma forma não correspondeu as nossas expectativas.
É o descarte emocional.
O desapego.
O inverso também acontece.
Há sempre em um cantinho a nos
olhar alguma coisa guardada, esperando só o momento de ser resgatada e
lembrada.
Não é verdade?
Existem
coisas que fazem parte de nós como se fossem uma extensão para lembrar uma
parte de nossa vida.
Ultimamente
tenho feito uma revisão no porão onde consegui armazenar em alguns anos, uma
grande quantidade de lembranças e sonhos.
É surpreendente
a sensação!!!!
Dentre
muitas caixas uma me chamou mais atenção.
Estou
sentada agora olhando o que restou depois de muitos caminhos percorridos
juntos, o que realmente mudou a minha vida.
E como
mudou.....
Imagens do
passado povoam a minha mente e literalmente voo entre salas e corredores do
hospital, tendo como companheiros fiéis, eles, os livros, os meus
livros....cadernos...apostilas... Tudo que me deu a luz do conhecimento e um
sentido a minha vida.
Ainda posso
ouvir o burburinho dos colegas de classe, quando nos reunimos para discutir o
tema do tcc. e sentir a vibração satisfatória das nossas consciências no dever
cumprido.
Entrei na
área da saúde um pouco mais tarde, aos quarenta anos, por conta dos cuidados de
enfermagem que o meu companheiro de jornada necessitou por algum tempo.
Durante esse
período que tudo era novo para mim, nasceu o desejo de continuar aprendendo mais no sentido de cuidar de outras
pessoas que por ventura viesse a precisar da minha ajuda.
Nesse
despertar de consciência, a paixão e a fome do conhecimento específico, tomaram
posse de mim e logo estava eu buscando o curso especializado.
Foi amor á
primeira e a muitas e muitas vistas.
Agora eu
tenho por obrigação me separar deles.
Explico:
quero que outras pessoas tenham a oportunidade de conhecer um pouco dessa área
tão produtiva e gratificante.
Parte da
ciência que desperta em nós o sentido de tudo na vida, respeito ao próximo, a solidariedade e a vontade de ser útil por um bem comum.
Depois de
muito sofrer e pensar, de folhear e lembrar,
de manusear e rabiscar, de ter
lido e relido por varias vezes sem se queixar independente de hora e lugar, folheio
as suas páginas covardemente e me despeço.
Achei um
destino certo para meus companheiros de jornada.
A biblioteca
mais próxima na esperança de que tenha utilidade única, a de transmitir
conhecimento e educação.
Inconscientemente
eu protelei muito essa separação inevitável, mas sempre como tudo tem sua hora
aga, infelizmente aconteceu.
Eles serão
sempre as lembranças que se recusam a morrer, pois é um pedaço de mim e vão
estar sempre vivos na minha memória e no meu dia a dia.
Marcadores:
Contando minhas histórias
Assinar:
Postagens (Atom)


