Mensagem do dia

17 maio 2015

O MODO ENFERMEIRA DE SER

Técnica  de enfermagem (o) não anda,  DEAMBULA.
Não fuxica,  FAZ ANAMNESE.
Não incha, tem  EDEMA.
Não tem coceira, tem  PRURIDO.
Não se apega,  ESTABELECE VÍNCULOS.
Não fica doente,  MANIFESTA SINAIS/SINTOMAS.
Não conversa,  ESTABELECE COMUNICAÇÃO VERBAL.
Não é legal, é  HUMANIZADA.
Não trabalha,  EXECUTA HABILIDADE COGNITIVA TEÓRICO – PRÁTICA.
Não briga,  DIVERGE COM FUNDAMENTAÇÃO.
Não ouve,   AUSCULTA.
Não beija,  COMPARTILHA MICROBIOTA DA CAVIDADE ORAL.
Não impõe,  EXERCE LIDERANÇA.
Não bebe, faz  INGESTA ETÍLICA.
Não encosta,  CONTAMINA.
Não organiza,  SISTEMATIZA.
Não arrota, apresenta  ERUCTAÇÃO.
Não ampara, oferece  SUPORTE EMOCIONAL.
Não dá remédios,  ADMINISTRA MEDICAÇÕES.
Não joga fora, DESPREZA.
Não usa camisinha, usa  MÉTODO CONTRACEPTIVO DE BARREIRA.
Não limpa com álcool, faz  ANTISSEPSIA ou DESINFECÇÃO.
Não é saudável,  MANTÉM HOMEOSTASIA CORPORAL.
Não trabalha junto, trabalha em  EQUIPE.
Não trata,  CUIDA.

Não gosta do que faz,  AMA !!!
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

16 maio 2015

SEMANA DA ENFERMAGEM

O Dia Internacional da Enfermagem, ou Dia Internacional do Enfermeiro passou a ser uma data comemorativa no Brasil no ano de 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, através de decreto-lei.
E tudo começou com Florence Nightingale de nacionalidade inglesa, que nasceu em Florença, na Itália daí o seu nome... Florence.
Aos 17 anos, sendo cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.
E foi na guerra da Criméia em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856 que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de "Dama da Lâmpada", instrumento que ela usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.
Fundadora da primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

Costumo dizer que A Enfermagem é uma arte;
pois para exercer-la necessário se  faz ter uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor;
pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus?

É uma das artes  mais bela ! A mais bela de todas. Eu sei que é.
A data oficial (12 de maio) é comemorada mundialmente desde 1965. Foi decidida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974, para  mostrar a importância dos enfermeiros e enfermeiras na sociedade.
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

15 maio 2015

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

Alguns dias longe de vocês e já cheia de saudades, mas  hoje realmente não poderia deixar de abraçar os  meus amigos virtuais  pela passagem do dia internacional da família, afinal... você faz parte da família do meu arco Iris.
Logo... logo estarei com a minha agenda atualizada e estarei com certeza mais perto assiduamente de todos.

A primeira vez que foi celebrado o dia da família foi em 1994, quando a Assembléia Geral da ONU  instituiu o 15 de maio como Dia Internacional da Família.
Tem como objetivo principal:
- Divulgar a importância da família na sociedade;
- Sublinhar o caráter basilar da família na educação das crianças;
- Passar mensagens de amor, respeito e união,
  elementos essenciais para o bom relacionamento
  entre todos os componentes, alertando também a 
  sociedade para os direitos e suas respectivas
  responsabilidades perante as famílias de um modo
  geral,sensibilizando  os cidadãos para as questões
  sociais, econômicas e demográficas que afeta
  diretamente a família.

Comemoramos por aqui no dia 08 de dezembro e a data esta relacionada  por coincidir com o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição., sob O Decreto de Lei nº 52.748, de 24 de Outubro de 1963.

 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...