Mensagem do dia

02 agosto 2015

O despertar da consciência

É no final da vida que vivemos as atitudes que tomamos ao longo dos anos.
Essa frase me chamou atenção no sentido de que ultimamente ouvimos falar muito em se tomar consciência das nossas ações nas questões 
de preservar, cuidar dos itens básicos que promovem e conservam a nossa saúde.
Naturalmente que ela se refere á todos os nossos procedimentos de uma geral, não só na questão aqui apresentada.
Com a maturidade é que tomamos consciência de que podemos ser o diferencial em qualquer circunstancia da vida.
Pequenas atitudes podem modificar ou mesmo interferir na ordem natural das coisas.  Seja ela para o bem ou mesmo para o mal. 
É uma questão de ver mais adiante.

Não se trata de um assunto novo.
Já nos anos 60,  a união entre governos e organizações do mundo inteiro, tem  alertando sobre a preservação ambiental visando 
melhorias na  utilização do nosso planeta para os anos que estão por vir.

Os grandes encontros ambientais, como o Rio+20, o ECO -92, organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) contaram com a participação de 179 países e resultou em medidas para conciliar crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente, todos com seus conceitos de sustentabilidade, e a preservação que juntos  caminham, 
e estão inseridas  nas questões sociais envolvendo  também nesse  contexto todo o lado cultural/educacional como forma de conscientizar 
o ser humano  para mais um  dever e obrigação.

É de fundamental importância a educação ambiental em todos os níveis, partindo da nossa casa e adentrando no ensino fundamental, 
médio e superior esperando  assim por  respostas positivas mesmo que seja a longo prazo.
Observa-se que nos últimos anos o comportamento da sociedade  tem mudado, incentivando as ações, fazendo com que  essas práticas 
se tornem comuns à rotina de todos.

A grande influencia desses comportamentos é sentir na própria pele a falta do que é necessário para promover saúde e bem estar.
Boa parte da nossa população não demonstra preocupação ou mesmo interesse em preservar os bens que nos é dado pela mãe natureza  em beneficio próprio, extensivo ao homem.

Cito... nosso sistema de águas pluviais que está ficando cada vez mais escasso. Nossos reservatórios estão secando.... A economia de água em nosso cotidiano pode ter uma grande diferença no futuro.
Observe o que está acontecendo no estado de são Paulo.
É  um dos deveres do homem- Preservar  os recursos hídricos, principalmente das fontes de água doce do planeta.

É extremamente necessária uma revisão nos hábitos de consumo desenfreados, em qualquer instância social, pois é a própria sociedade em geral que atua como consumidores de produtos, bens e serviços
A água é fundamental para que a vida continue.

Com tanta exploração, é normal que o planeta responda de maneira agressiva, seja através de mudanças climáticas ou de outros desastres naturais.
Educar as crianças no sentido de valorizar, cuidar dos bens de consumo, é não dar motivos, nem pensar que é só no final da vida que nós reconhecemos o quanto erramos em não contribuir, agora nos sentindo responsável pelas atitudes  tomadas outrora impensadamente.

Somos responsáveis pelas nossas escolhas e escolher bem significa que 
a natureza contribuirá para promover a nossa saúde e bem estar enquanto por aqui estivermos.
Pois bem....fica para reflexão....
É no final da vida que vivemos as atitudes que  tomamos ao longo dos anos.
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

Hoje é dia de que?

Você  reparou que todo dia é dia de alguma coisa?
Um dia... é dia disso,  o outro é dia daquilo, e assim a cada dia novas datas vão surgindo  e são inseridas no nosso calendário passando a ser comemoradas atolando os dias de tal forma que em um único dia temos comemorações distintas, mesmo sem entender o porquê da referida data específica haver tal celebração.
Você sabia que todas as datas comemorativas precisam ser votadas na câmara dos deputados para que sejam inseridas no calendário?
Pois é...elas também ficam aguardando na fila  de votação junto, quem sabe, com outros assuntos de maior importância.

As datas comemorativas  são uma ótima forma de atrair á atenção e gerar lucro, como o dia das mães e dos papais, as festas natalinas, ou o dia das crianças.............outras são vinculadas  a fatos histórico,  às celebridades, as festas religiosas,  e nas profissões em geral.

Agora você já teve curiosidade em  saber quem inventou isso e desde quando?
A referência mais antiga remonta aos babilônios, um povo que habitava uma região hoje incluída no Iraque e é deles a escolha da semana de 7 dias, número relacionado com alguns astros especiais do firmamento. São eles, o sol a lua, e os cinco planetas visíveis a olho nu, mercúrio, Vênus, marte, júpiter e saturno.
Aos egípcios cabe a cooperação das horas que definiram 12 horas para o dia e para a noite, e  o ano como composto de 365 dias por volta de 3100.
Muitos povos buscaram fazer o seu e como não havia muita troca de informação, sabe-se que a  humanidade construiu mais de 400 calendários.  
 Algumas são marcantes, outras nem tanto, passam meio que despercebidas, mas o fato é que "todo o dia é dia de alguma coisa" até dia de pagar a fatura do cartão de crédito, tem.
Eis algumas datas comemorativas inusitadas... Estranhas por fazer parte do calendário sem maiores explicações.
Se você conhece alguma, por favor, complete a lista.
Vamos lá.
No mês de janeiro comemoramos:
04 – dia nacional da abreugrafia
05 – dia em que foi criada a  1ª tipografia no Brasil
07 – dia da liberdade de cultos
Fevereiro
11 – dia mundial do enfermo. ( Tem explicação?)
24 – dia municipal da defesa civil – SP
27 – dia do agente fiscal da receita federal
Março
10 – dia do sogro
14 – dia do vendedor de livros
15 – dia mundial dos direitos do consumidor
Abril
09 – dia nacional do aço
12 – dia da parteira e do obstetra
16 – dia da voz
20 – dia do diplomata
28 – dia da sogra
Maio
05 – dia da comunidade
05 – dia nacional do expedicionário
07 – dia do silêncio.. psiu...........
18 – dia dos vidreiros
Junho
10 – dia da raça. (que raça?)
14 – dia universal de deus
17 – dia do funcionário público aposentado
24 – dia internacional do leite.
          ( Essa... Não imaginava.)
Julho
08 – dia do panificador
14 – dia do propagandista de laboratório
14 – dia da liberdade de pensamento
15 – dia nacional dos clubes
Agosto
11 – dia internacional da logosofia.
15 – dia da informática
22 – dia do supervisor escolar
23 – dia da injustiça.
     ( É natural. E tem  o contrário?)
Setembro
05 – dia do irmão
10 – dia do gordo
15 – dia do cliente
17 -  dia da compreensão mundial
23 – dia do sorvete
Outubro
01 – dia nacional do vereador.
      ( Será que tem o internacional?)
03 -  dia do petróleo brasileiro
20 – dia internacional do controlador de tráfego aéreo
21 – dia do contato. (???? Que contato?)
Novembro
10 – dia do trigo
12 – dia do supermercado
17 – dia da criatividade
21 – dia da homeopatia
Dezembro
01 – dia do numismata
(É a pessoa que atua no estudo de moedas e medalhas)
      Hum...dificil, viu!!!
09 – dia da criança especial
13 – dia do ótico
23 – dia do vizinho.
       ( legal... A minha vizinhança merece uma homenagem)
24 -  dia do órfão.
       ( Essa deve ser  para não esquecer dos  pais.)
26 – dia da lembrança. ( E essa?)

Ah! Deixe-me contar mais essa.
Você sabia que algumas escolas brasileiras eliminaram de seus calendários comemorações de datas como o dia das mães e o dia dos pais?
Eu não sabia.
Pois bem.. Foram substituídas  por festas que celebram o núcleo familiar de um modo geral em respeito a diversidade em que  exemplos de mães ou pais solteiros, casais homossexuais e até mesmo parentes como avós e tios estão educando crianças.
Então, hoje é 30 de agosto.
É dia de que?
 Dia 30 de agosto, é comemorado o Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças.
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif



Ao homem das letras

Hoje é o dia de todos aqueles que  se dedicam as letras.
São de um modo geral um criador de ilusões, imagens, personagens, fantasias, como também um “transporte” de fatos e de histórias da vida real.

São condutores de sonhos, de viagens movidas a emoções,  deslocando-se no tempo e no espaço, sem ter que pedir 
licença ou permissão.

São formadores de opiniões, levando-nos a refletir sobre tudo que acontece ao nosso redor, despertando a nossa criatividade e a vontade de colocar no papel pensamentos até então ocupando espaços na massa cinzenta do nosso cérebro em constante atividade.

É só apertar o cinto e decolar rumo a um mundo particular proporcionado por mãos e mente abençoada que dá asas a sua imaginação levando consigo leitores, independente de
etnia, credo, idade...

Pela União Brasileira de Escritores, o I Festival Brasileiro organizado por João Peregrino Júnior e Jorge Amado que eram presidente e vice-presidente na década de 60, quando  foi criando o dia do escritor.

O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro, aquele que divide verdades comprovadas,
ou textos literários, divididos em vários gêneros.

As riquezas literárias são muitas, podendo estar divididas em textos científicos, que comprovam as teorias, e textos literários do tipo romance, comédia, suspense, poemas, poesias, prosa poética, 
biografias, músicas, novelas,obras de arte, literatura de cordel, histórias infantis,
histórias em quadrinhos, dentre vários outros...

  A importância da leitura contribui para o 
desenvolvimento do raciocínio,  hum...fundamental na idade do idoso jovem, (65-74 anos) observando o aspecto crítico do leitor,  em criar novas opiniões ou mesmo particularmente mudando o rumo da história.

Assim, parabenizo á todos os escritores que com sabedoria proporcionam o despertar da imaginação de milhares de pessoas. 
Assim eu penso.
Assim eu escrevo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...