.

.

Mensagem do dia

20 janeiro 2013

MEMÓRIA # JUSTIÇA


GARANTIR O DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE HISTÓRICA NACIONAL É DAR UMA SATISFAÇÃO AO POVO BRASILEIRO PRINCIPALMENTE Á TODOS QUE VIVERAM,  VIVENCIARAM, PARTICIPARAM DIRETA OU INDIRETAMENTE DA ÉPOCA DA DITADURA, COMO TAMBÉM TORNAR PÚBLICO  E ESCLARECEDOR DOS FATOS REAIS,  AOS MAIS JOVENS QUE TÊM SEDE DE INFORMAÇÃO, QUE BUSCA CONHECIMENTO , QUE QUESTIONA O QUE REALMENTE ACONTECEU NESSE PERÍODO.
POR QUE ESSE ASSUNTO?
BOM, SEMPRE TIVE CURIOSIDADE DE SABER O QUE REALMENTE ACONTECEU, POIS PASSEI POR LÁ NOS ANOS 60/70, MAS NA VERDADE SEM MATURIDADE SUFICIENTE PARA ENTRAR EM QUESTIONAMENTOS DE ORDEM POLÍTICA. CONFESSO QUE NUNCA FOI O MEU FORTE.
ACONTECE QUE AGORA AGUÇOU A CURIOSIDADE AO LER UMA MATÉRIA JORNALÍSTICA SOBRE O PRIMEIRO CASO A SER INVESTIGADO PELA COMISSÃO DA VERDADE QUE É O  DESAPARECIMENTO DE HONESTINO GUIMARÃES,  ATRIBUÍDO A REPRESSÃO DA DITADURA MILITAR.
LÍDER ESTUDANTIL, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE BRASILIA E PRESIDENTE DA UNE, FOI PRESO CINCO VEZES, UMA DELAS POUCOS DIAS APÓS SEU CASAMENTO EM 29 DE AGOSTO DE 1968.
NO DIA 18 DE NOVEMBRO DE 2011, FOI CRIADA A COMISSÃO DA VERDADE QUE  TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR  VIOLAÇÕES  DE DIREITOS HUMANOS OCORRIDOS  NO BRASIL ENTRE 18 DE SETEMBRO  DE 1946 ATÉ A DATA DA PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO,  05 OUTUBRO DE 1988.
OBSERVA-SE  QUE  MANIFESTAÇÕES, CONTRA E A FAVOR,  VEM GERANDO GRANDE DISCÓRDIAS  QUANTO A SUA INSTALAÇÃO, POIS   ARGUMENTA-SE QUE O SEU PRINCIPAL OBJETIVO É VINGANÇA  JÁ QUE A PRÓPRIA PRESIDENTE EM CURSO FOI PRESA E TORTURADA PELA DITADURA MILITAR.
UMA DAS PRIORIDADES DA COMISSÃO DA VERDADE SERÁ LOCALIZAR OS CORPOS DOS DESAPARECIDOS POLÍTICOS E APURAR OS RESPONSÁVEIS POR SUAS MORTES, QUE SÃO RECONHECIDAS COMO TAL PELA LEI 9.140/1955, POR NÃO TEREM MAIS NOTÍCIAS DELES DEPOIS DAS SUAS PRISÕES  EM VIRTUDE DAS SUAS  PARTICIPAÇÕES NAS ATIVIDADES POLÍTICAS.

DE ACORDO COM A LEI QUE CRIOU A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE, SEUS OBJETIVOS SÃO:
  1. ESCLARECER OS FATOS E AS CIRCUNSTÂNCIAS DOS CASOS DE GRAVES VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS, COMO TORTURAS, MORTES, DESAPARECIMENTOS FORÇADOS E OCULTAÇÃO DE CADÁVERES, E IDENTIFICAR SEUS AUTORES.
  2.  IDENTIFICAR E TORNAR PÚBLICOS OS LOCAIS, AS ESTRUTURAS, AS INSTITUIÇÕES E AS CIRCUNSTÂNCIAS RELACIONADAS À PRÁTICA DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS E SUAS RAMIFICAÇÕES NO ESTADO E NA SOCIEDADE.
  3.  ENCAMINHAR AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS COMPETENTES AS INFORMAÇÕES OBTIDAS QUE POSSAM AUXILIAR NA LOCALIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE CORPOS E RESTOS MORTAIS DOS DESAPARECIDOS POLÍTICOS.
  4.   RECOMENDAR A ADOÇÃO DE MEDIDAS E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PREVENIR VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS E ASSEGURAR SUA NÃO REPETIÇÃO.
  5.     PROMOVER, COM BASE NAS INFORMAÇÕES OBTIDAS, A RECONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DOS CASOS DE GRAVES VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS E COLABORAR PARA QUE SEJA PRESTADA ASSISTÊNCIA ÀS VÍTIMAS DE TAIS VIOLAÇÕES.

ACONTECE QUE OS AUTORES DOS CRIMES SERÃO IDENTIFICADOS ( ASSIM  ESPERO )MAS NÃO SOFRERÃO QUALQUER  PUNIÇÃO OU MESMO PROCESSADOS ,AGRADECIDOS ESTÃO Á ANISTIA  QUE  OS PERDOOU PELOS  CRIMES POLÍTICOS DURANTE O REGIME MILITAR.
COISAS DO BRASIL.
POIS BEM. A COMISSÃO TERÁ DOIS ANOS PARA TORNAR PÚBLICO OS FINALMENTES DESSA HISTÓRIA. 
ESTOU PAGANDO PARA VER. 
E VOCÊ? 
ESTAMOS DE OLHO ....

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...