Mensagem do dia

24 fevereiro 2015

MOBILIZANDO UMA SOCIEDADE


UM OLHAR SOBRE A MINHA COMUNIDADE
                       CIRCULAR Nº 2
          MOBILIZANDO UMA SOCIEDADE.

E aí galera das Juçaras, Rua, Avenida, Vila, Travessa... mais uma vez aqui mostrando o que acontece  de prejudicial a nós mesmos moradores dessas localidades.
OBSERVEM AS FOTOS.






Então.................................
Pelo CÓDIGO  DE TRANSITO BRASILEIRO (CTB) calçada e passeio são duas coisas distintas.
Você sabia que:
A CALÇADA - é a parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, tipo banca de jornal... Telefone público, coletores de lixo ou postes de sinalização, implantação de jardim, plantas ornamentais, acentos discretos, nada que comprometa o ir e vir dos pedestres.

 O PASSEIO - parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento física separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.
Pois bem... no artigo sexto desse código está escrito:
§ 6º Onde houver obstrução da calçada ou da passagem para pedestres, o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via deverá assegurar a devida sinalização e proteção para circulação de pedestres.
                    Basta denunciar.
Então, o papel da calçada é manter-se livre de qualquer obstáculo que impeça o cidadão de exercer o seu direito de circular  livremente protegido de todos e quais quer fatores que causem danos á sua saúde física ou até mesmo moral.
A acessibilidade  de idosos e crianças deve ser respeitada  por conta da  vulnerabilidade a quedas e fraturas, como também pessoas portadores de necessidades especiais que precisam do bom senso de pessoas conscientes em contribuir para a  qualidade de vida e o bem estar de todos.

E para entender melhor a diferença entre calçada e passeio, explica-se que a calçada pode ter mais partes que o passeio, mas não existe calçada que não tenha passeio, a parte por onde transitam os pedestres;
Mas, de quem é a calçada?
 Calçada é do e é o para pedestre.
A calçada é o espaço do cidadão, por excelência.
Portanto.... TODO estacionamento de veículo obstruindo a passagem dos pedestres esta em uma situação de infração de trânsito grave independente da sua localização.
Acredite você pode mudar uma situação, basta querer.
                                    PENSE NISSO
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...