OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS QUE OCORREM PRATICAMENTE EM TODO O PAÍS ME DESPERTOU A CURIOSIDADE DE, OU MESMO O SENSO DE CIDADANIA NO SENTIDO DE ENTENDER O PORQUÊ DAS MATÉRIAS OSPB E EMC DEIXARAM DE FAZER PARTE DA GRADE CURRICULAR NAS ESCOLAS DO PAÍS.
SOU DO TEMPO EM QUE ESSAS MATÉRIAS INTEGRAVAM, INTERAGIAM ESCOLA* POLÍTICA, PROMOVENDO INFORMAÇÕES QUANTO A SUA FUNCIONALIDADE E O RESPEITO A SEUS SÍMBOLOS E SUA IDEOLOGIA.
COM A REFORMA DO ENSINO NO ANO DE 1969, PASSARAM A SER OBRIGATÓRIAS NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO SUBSTITUINDO ÀS MATÉRIAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA, GANHANDO CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS AO PROMOVER O SENTIDO CÍVICO DO ALUNADO EM QUESTÃO, A BOA CONDUTA MORAL E OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL POLÍTICA BRASILEIRA, DESPERTANDO TAMBÉM O RESPEITO A SUA NACIONALIDADE.
E PORQUE NÃO? A CLASSE ESTUDANTIL INDEPENDENTE DE IDADE DEVE SABER COMO É ORGANIZADO UM GOVERNO, COM OS SEUS PODERES LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO, EXECUTIVO DE ACORDO COM A SUA FUNCIONALIDADE PARA FAZER JUS A SUA CIDADANIA.
NATURALMENTE QUE A GALERA DA MINHA IDADE,
SESSENTA E DOIS ANOS,
( AUGE DA MINHA ADOLESCÊNCIA... KKK)
LEMBRA-SE DE COMO PROCEDÍAMOS
DENTRO DA SALA DE AULA, ONDE CANTÁVAMOS O HINO
NACIONAL COM MUITO RESPEITO AOS SÍMBOLOS E SEUS
RESPECTIVOS SIGNIFICADOS.
EXISTIA QUALIDADE NO ENSINO QUANDO AS MATÉRIAS ERAM
DITADAS OU COPIADAS PELOS ALUNOS NA LOUSA,
QUE CHAMÁVAMOS DE QUADRO NEGRO PARA CONTRASTAR
COM O GIS BRANCO.
PARA CASA, O DEVER QUE AJUDAVA BASTANTE, REFORÇANDO
O APRENDIZADO EM SALA DE AULA. SÓ PASSÁVAMOS DE ANO
QUANDO ATINGÍAMOS A MÉDIA ESTABELECIDA PELA SEC. DE EDUCAÇÃO QUE TINHA COMO META DE 0 A 10(MÍNIMA E MÁXIMA)
O VALOR DE 5,5.ISSO EM ESCOLA PÚBLICA. NA PARTICULAR A MÉDIA
CORRESPONDIA A NOTA 7. VEJA QUANTA DIFERENÇA.
PELO QUE SEI HOJE, O ENSINO DE UM MODO GERAL
ESTÁ MARGINALIZADO.O PROFESSORADO DESVALORIZADO, COM REMUNERAÇÃO QUE FOGE ÁS SUAS QUALIDADES E IMPORTÂNCIA.
AFINAL TUDO COMEÇA NOS PRIMEIRO ANOS DE VIDA, QUANDO
A CRIANÇA VAI Á ESCOLA AOS DOIS ANOS DE IDADE.
NÃO É VERDADE?
POIS BEM... SOU A FAVOR DA INCLUSÃO DAS MATÉRIAS
E.M.C E OSPB NA GRADE ESCOLAR.
NATURALMENTE QUE ISSO QUE NÃO MUDARIA A SITUAÇÃO
ATUAL QUE O PAÍS ATRAVESSA, MAS ACREDITO QUE A MÉDIO
PRAZO DEPOIS DA IMPLANTAÇÃO DAS MATÉRIAS NA RESPECTIVA
GRADE TEREMOS UMA MUDANÇA COM GRANDE SIGNIFICADO,
ONDE SEREMOS UM POVO MAIS EDUCADO, QUESTIONADOR, CONHECEDOR DOS SEUS DIREITOS E DEVERES.
COMPROMETIDO COM A MORAL, A ÉTICA E OS BONS COSTUMES.
SERÁ INTERESSANTE PARA O GOVERNO FORMAR CIDADÃOS
MAIS INFORMADOS ?
ENSINAR AS PESSOAS A SEREM CIDADÃOS, DAR INFORMAÇÃO
SOBRE SEUS DIREITOS E DEVERES, DESENVOLVER O AMOR A
PÁTRIA SÃO PRIORIDADES NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE DO
SER HUMANO, COM UM OLHAR MAIS CRÍTICO SOBRE A REALIDADE SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DO NOSSO PAÍS.
PARA REFLETIR: DE SIQUEIRA E BERTOLIN
"ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA"
"QUEM TEM CULTURA ENXERGA MAIS LONGE, DESCORTINA NOVOS HORIZONTES. QUEM NÃO TEM CULTURA TEM VISÃO LIMITADA, LIMITA-SE ÀS COISAS E ATIVIDADES DO DIA-A-DIA. QUEM TEM CULTURA TEM MAIS SENSO CRÍTICO, MAIOR CAPACIDADE DE ANÁLISE DAS PESSOAS E DAS COISAS..."
------------------------------------------------------------------------
QUEM DISSE ISSO?
"A EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA DEVE HARMONIZAR TRADIÇÃO COM PROGRESSO, A SEGURANÇA COM DESENVOLVIMENTO.
O CIVISMO DEVE EMPOLGAR OS JOVENS DIANTE DOS INÚMEROS PROBLEMAS A SEREM ENFRENTADOS E QUE NECESSITAM DE UM VERDADEIRO ESPÍRITO DE CIVISMO, QUE COMPREENDE UM DIÁLOGO ENTRE OS CIDADÃOS DE UM PAÍS E, NUMA OUTRA DIMENSÃO O
-----------------------------------------------------------------------
IMAGEM = INTERNET.
Oi amiga querida
ResponderExcluirQue post bacana. Gostei da tua explanação clara e objetiva. Hoje vim te oferecer uma tag. http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2013/08/tag-se-eu-fosse.html
Beijos e carinhos
Gracita