Mensagem do dia

05 março 2017

O significado espiritual das borboletas

Sempre ouvi dizer que as borboletas tinham um significado especial e por amá-las tanto resolvi saber mais sobre esse inseto que tanto me encanta. Você sabia que a borboleta é considerada o símbolo da transformação, da felicidade, da beleza, da inconstância, da efemeridade da natureza e da renovação, mas há inúmeros significados atribuídos à simbologia das borboletas.
Pois é.....Coisas bastante curiosas e interessantes em "Tudo sobre borboletas." Quer saber mais? Vai lá...

Nina Greguer  escreveu que: 
AS CORES DAS BORBOLETAS
                                    A Borboleta azul

Faz referência à metamorfose, portanto, da transformação que os seres humanos passam ao longo da vida, não só física (crescimento), como sociais (mudança de trabalho, casamento, nascimento de um filho, entre outros). A borboleta azul é por muitos considerada a borboleta da sorte.


                                 A Borboleta Colorida  
Mensageira de alegrias e felicidade.


        A Borboleta Amarela  
Simboliza uma nova vida, numa analogia às flores da primavera, cuja cor predominante é o amarelo.


               A Borboleta Branca 
 Simboliza a serenidade, a calma, a paz.


               A Borboleta Preta 
As superstições acompanham as borboletas pretas desde a antiguidade. Para os egípcios, quando alguém morria o seu espírito abandonava o corpo em forma de uma borboleta preta. Na Europa, ainda nos dias atuais, muitas pessoas acreditam que a borboleta preta seja a alma de uma criança que morreu sem receber o batismo. Para outros povos nórdicos, as bruxas se transformam em borboletas pretas.

                              A BORBOLETA E O ESPIRITISMO
Uma vez que a borboleta é referência de renovação, para os espíritas, ela simboliza a reencarnação =  regresso da alma para outro corpo, uma nova vida.
                       OUTRAS SIMBOLOGIAS DA BORBOLETA
 Na psicanálise a borboleta é o símbolo do renascimento moderno, que é representada com asas de borboleta.
 No cristianismo=  representa e simboliza a ressurreição.
Na mitologia grega = personificação da alma que é representada por uma mulher com asas de borboleta.
 No sino-vietnamita = é a expressão da longevidade, associada ao crisântemo, o qual simboliza o outono, ou seja, a renovação, uma vez que no outono ocorre a queda das folhas.

Para os astecas e os maias, a borboleta simbolizava o deus do fogo Xiutecutli, o qual levava como emblema um peitoral chamado “borboleta de obsidiana” que simbolizava a alma ou o sopro vital que escapa da boca de quem está morrendo.
 Na mitologia irlandesa= simboliza a alma liberta de seu invólucro carnal, da mesma maneira que na simbologia cristã.

No Feng Shui, o uso de borboletas é considerado o mesmo que o uso simbólico de pássaros. Ambos, pássaros e borboletas, estão a voar livremente, e isto comunica com o desejo humano de uma vida livre e feliz perto do Paraíso. Uma vez que o Amor é o sentimento mais significativo que faz as pessoas “voar”, a borboleta é o símbolo mais comum usado como cura para o Amor e Romance no Feng Shui.

A imagem da borboleta também pode ser usada como cura temporária para qualquer área da vida que precise de transformação. Quando se enfrenta dificuldades em áreas especificas da vida, o ideal é tentar trazer a energia da borboleta para a área correspondente da casa ou quarto. A Borboleta bordada em toalhas é o presente perfeito para casais novos.


Um comentário:

  1. Olá, Eliene!

    Não sabia quase nada da simbologia das borboletas, não, embora a questão das cores, seja fácil de deduzir. Tenho 4 em minha casa, artificiais, naturalmente, penduradas nos reposteiros. 2 são amarelas, outra verde claro, intenso e brilhante e uma lilás. Foi o decorador que achou por bem colocar elas, em minha casa, mas olha que não tenho visto nada de mais, nem de menos.

    Beijos e boa semana.

    PS: não atualizei ainda meu blog, por falta de tempo. Penso fazê-lo no dia 21 desse mês, dia em k se comemora o Dia Mundial da Poesia.

    ResponderExcluir

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...