Ás vezes me pego pensando...
Se não
fosse retirada da grade escolar as matérias E.M. C. e O.S.P. B. em 1993, por
meio da Lei 8.663, assinada pelo ex-presidente Itamar Franco, como seria pensamentos
e ações dos homens de agora em relação às questões históricas e políticas?
Por certo, criadas em períodos
diferentes - EMC pelo governo Getúlio Vargas e OSPB no governo João Goulart -,
as duas disciplinas se tornaram obrigatórias nas escolas brasileiras, durante o
regime militar, pelo decreto-lei nº 869, de 12 de setembro de 1969, para
despertar culto à pátria, bem como aos seus símbolos, tradições e instituições...
Caráter do aluno por meio de apoio moral e dedicação tanto à família quanto à
comunidade.
Eu venho dessa geração a qual os
professores ensinavam a compreender os direitos e deveres dos cidadãos
brasileiros, nos dando conhecimento da organização sociopolítica e econômica do
País.
Acredito que quem viveu essa
época sabe dos benefícios que nos foram dados através das matérias com o
intuito de formar pessoas com conhecimento e comprometimento com o crescimento
do país, tornando-os verdadeiros patriotas.
Pois bem... Estive lendo uma matéria
sobre o assunto que já está causando interesse por parte da opinião pública...
Por parte de alguns parlamentares... Por conta do desfecho político e social
que estamos vivendo em eras de corrupção, desvios, pouca cultura a nível
educacional e familiar, tenho entendido que carece em nossas instituições de
ensino algo que faça com que os alunos repensem e deem valor a sua pátria, e
com isso venham a ser por si só, cidadãos pensantes e honestos!
Muito bom isso...
Você não
acha?
Faz-nos companhia em pensamentos
dirigidos o Senhor, senador Magno Malta (PR-ES) e espero que em um futuro
próximo o retorno das matérias na grade escolar venha promover um olhar
diferente em relação as nossa politicas - pública... Social... Econômica.
Em discurso feito durante a
sessão de votação pela admissibilidade do processo de impeachment da presidente
Dilma Rousseff disse: sinto falta das disciplinas de OSPB (Organização Social e
Política Braseira e EMC (Educação moral e cívica) no currículo escolar).
"O Brasil que me dá saudade
é o Brasil em que tínhamos OSPB na escola, que tinha estudos sociais na escola,
em que cantávamos o hino nacional antes de entrar, chovesse ou fizesse
sol", afirmou.
Malta não é o primeiro político
a desejar o retorno de OSPB ou de Educação Moral e Cívica (EMC) no currículo escolar. O vereador Jorge Schneider (PTB) protocolou
na Câmara de Campinas um projeto que obriga
as escolas municipais e da rede privada a adotar a disciplina de EMC.
E aí vem o contrário...
Pense também em como essa ideia
está sendo tratada por uma ideia anacrônica, ou seja, = antiquada, obsoleta e
arcaica, que qualifica algo considerado retrógrado para determinada época.
É a turma do deixa disso... Para
com isso. Varias opiniões...
"Essas disciplinas representam
uma política de uma época de extrema repressão na sociedade brasileira. Foram
criadas no período da ditadura e entraram para substituir psicologia,
sociologia e filosofia. Tinham um caráter disciplinador e ensinavam a
passividade".
"É assustador que alguém
pense em reavivar esse tipo de disciplina. Elas representam uma mancha na nossa
história social e política”.
"Através da vivência e
leitura, os estudantes aprenderão o passado, entenderão o presente e poderão
projetar o futuro, com embasamento teórico e explicações práticas. Não
precisamos de mais disciplinas, mas de aprofundamento da teoria e prática”
Sim, e onde fica o conhecimento
dos direitos e deveres do cidadão como bem comum?
E o que será que pensa os políticos
de hoje?
Povo com conhecimento politico
social, é povo que tem de cobrar o que de lhes é de direito. Daí mantê-los na
ignorância faz parte da nova maneira de governar.
E o que nos diz essas matérias? Vamos
lá....
Educação Moral e Cívica e
Organização Social Politica Brasileira.
Art. 1º É instituída, em caráter
obrigatório, como disciplina e, também, como prática educativa, a Educação
Moral e Cívica, nas escolas de todos os graus e modalidades, dos sistemas de
ensino no País.
Art. 2º A Educação Moral e
Cívica, apoiando-se nas tradições nacionais, tem como finalidade:
a) a defesa do princípio
democrático, através da preservação do espírito religioso, da dignidade da
pessoa humana e do amor à liberdade com responsabilidade, sob a inspiração de
Deus;
b) a preservação, o fortalecimento
e a projeção dos valores espirituais e éticos da nacionalidade;
c) o fortalecimento da unidade
nacional e do sentimento de solidariedade humana;
d) a culto à Pátria, aos seus
símbolos, tradições, instituições e aos grandes vultos de sua historia;
e) o aprimoramento do caráter,
com apoio na moral, na dedicação à família e à comunidade;
f) a compreensão dos direitos e
deveres dos brasileiros e o conhecimento da organização
sócio-político-econômica do País;
g) o preparo do cidadão para o
exercício das atividades cívicas com fundamento na moral, no patriotismo e na
ação construtiva, visando ao bem comum;
Parágrafo único. As bases
filosóficas de que trata este artigo, deverão motivar:
b) a prática educativa da moral
é do civismo nos estabelecimentos de ensino, através de todas as atividades
escolares, inclusive quanto ao desenvolvimento de hábitos democráticos,
movimentos de juventude, estudos de problemas brasileiros, atos cívicos,
promoções extra-classe e orientação dos pais.
d) influenciar e convocar a
cooperação, para servir aos objetivos da Educação Moral e Cívica, das
Instituições e dos órgãos formadores da opinião pública e de difusão cultural,
inclusive jornais, revistas editoras, teatros, cinemas, estações de rádio e de
televisão; das entidades esportivas e de recreação, das entidades de classes e
dos órgãos profissionais; e das empresas gráficas e de publicidade;
Imaginem se todos passassem a
cobrar o que manda o artigo 5º da Constituição Federal em seus incisos:
XXXIII – todos têm direito a
receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de
interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de
responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança
da sociedade e do Estado;
LXXIII – qualquer cidadão é
parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesiva ao
patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade
administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando
o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da
sucumbência;
Em seu artigo 6º:
Art. 6º São direitos sociais a
educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança,
a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos
desamparados, na forma desta Constituição
Ou ainda em seu artigo 7º:
IV – salário mínimo, fixado em
lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas
e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer,
vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos
que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer
fim;
Usando de honestidade vou dizer
que “control c e control v” esse pequeno texto pois houve um identificação
imediata de palavras e pensamentos. Veja
se você concorda com o que diz: Você já pensou
se fosse currículo escolar o civismo de amar a pátria para que com isso
formássemos pessoas contrárias à inversão de valores e a qualquer forma de
corrupção que enfraquece e onera os nossos cofres e desvia os recursos que
deveriam ser aplicados em nosso próprio desenvolvimento, com certeza teríamos
um país melhor e dificultaria promoção de políticos assistencialistas e
aproveitadores da pouca compreensão!
Fiz ... em passar esse
pensamento a diante?
Acho que não.
Gostaria de saber sua opinião
sobre a volta das matérias a grade escolar. Participe.
Concordo plenamente
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