Mensagem do dia

26 agosto 2014

Combate ao tabagismo.

 
Nunca é demais lembrar que ato de fumar  interfere no bom funcionamento do nosso organismo.
Já fui fumante e posso falar de carteirinha.
Foram anos de dependência e sei o quanto é difícil abandonar o vício.
Existe mais de sessenta espécies de fumo.
Depois de queimado ele produz mais de quatro mil substâncias químicas, todas cancerígenas. O processo de industrialização começou no ano de 1840, até então a folha do fumo era enrolada e usada naturalmente.
A nicotina é a principal fonte causadora do vício, pois ela cai na corrente sanguínea, agitando o cérebro produzindo prazer e uma sensação de bem estar, diminuindo a ansiedade, a fome, conseqüentemente faz emagrecer, sente-se relaxado, por isso dizem que o cigarro acalma.
O excesso de nicotina no organismo promove uma doença chamada  tabagismo, difícil de ser curada pelo fato de despertar os neurônios do prazer.
Um dos ou o pior dos malefícios do consumo do fumo é câncer de pulmão, pois tem a capacidade de disseminar para outras partes do corpo, como boca, rins, cérebro... Perdi um ente querido nessas condições. Um homem jovem no auge dos seus quarenta e seis anos. O pai dos meus filhos.
Dor e sofrimento tanto para o paciente como para a sua família. Quando diagnosticado sabe-se que pode levar ao óbito em breve espaço de tempo. Pude conviver apenas mais um ano na companhia do meu companheiro de jornada, apesar de todo tratamento e cuidados.
O fumante passivo, aquele que inala a fumaça por estar no mesmo ambiente, são considerados fumantes ativos. Tem chances de também adquirir a doença.

Fugir desses locais assegura boa saúde, livrando-se  dos males do fumo e dos sérios e perigosos problemas que causam ao nosso metabolismo, e ao nosso corpo, destacando-se as cardiovasculares, e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.
As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro.
Enfim....o dito cujo é mau, prejudica o meio ambiente com sua bituca, ponta como é largado, conseqüentemente á natureza, sem falar nos seres humanos.

O dia 29 de agosto foi escolhido como o dia nacional de combate ao fumo. 
O dia 31 de maio é dia mundial de combate ao fumo.
Estou fazendo a minha parte no que diz respeito a divulgar os males que o fumo proporciona, e também não deixar essa data passar despercebida como um alerta á todos os fumante.
Fique esperto.
Assim eu penso. 
Assim eu escrevo.
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...