Mensagem do dia

06 junho 2015

ANJOS SEM ASAS

Discípulas... Seguidoras de Florence Nightingale, mulher corajosa que estabeleceu as bases da enfermagem moderna, nós fomos as pioneiras do curso  técnico de enfermagem no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva lá no período de 2009  a 2011.

Iniciamos o primeiro ano letivo divididas em duas turmas de mais ou menos quarenta pessoas,  tendo como justificativa principal a diferença na idade de cada uma. 
Imagine quando fomos obrigadas a unificar as turmas por conta da evasão  escolar.
Foi só alegria...?  Foi mais do que isso....
Do total do alunado, aproximadamente 20 % eram jovens senhoras, inclusive eu já cinquentona, misturada a jovens adultas, algumas adolescentes, mas  dispostas a desvendar a arte do cuidar.

Independente de grau de amadurecimento, visão da vida nos seus mais complexos estágios, choque de opiniões, conflitos de personalidades, os sonhos eram os mesmos...

O foco principal era estarmos  ali reunidas   para criar e aproveitar possibilidades para alcançar o sucesso profissional, sabendo que educação e conhecimento são bases para a formação intelectual de um individuo no sentido de torná-lo apto, despertando o seu talento, preparando a caminhada e aproveitando as oportunidades surgidas ao longo desse percurso.

O sucesso profissional é “Ser a pessoa certa no lugar certo”, seguindo regras da pontualidade, disposição, profissionalismo, empatia, mas quebrando tabus  como o medo e o desanimo.

No lugar certo estará um grande profissional quando a sua escolha for certa o bastante para  agregar valores baseados na educação e no conhecimento,  e isso a turma, as meninas do jaleco branco,   assimilou com grande sabedoria.
                                                       
E também ali estavam pessoas que buscavam  colocar em prática o que estava sendo aprendido em sala de aula e a passos largos buscavam-se oportunidades de alcançar os pensamentos de Florence, baseadas na sua conduta em proporcionar conforto, alivio aos  que precisassem de cuidados, quando percorria e iluminava os corredores escuros a luz de um lampião para melhorar a situação de todos.
Assim ficou famosa, a lenda viva, a dama do lampião.
Decisão difícil aos 24 anos nos anos de 1844.

Embora já com conhecimento na área e grande bagagem  adquirida no curso de  auxiliar de enfermagem (aux. de enf.) realizada no Hospital Santo Antonio (HSA) e exercendo a profissão por vários anos,  busquei agregar novos conhecimentos e procedimentos fazendo parte de uma das turmas por dois anos consecutivos, interrompido por motivos particulares, inclusive o trabalho voluntário com idosos do abrigo São Gabriel localizado no bairro Boa Viagem.
Ufa....dói até em lembrar.

Pois bem, a turma seguiu em frente e hoje tenho noticias de que o sucesso as alcançou e para minha surpresa e felicidade, uma aluna e colega do curso por nome Jackeline, criou um grupo em uma das redes sociais chamado de “Amigas do jaleco branco” (nada mais justo), para  manter viva as lembranças do curso,  tanto quanto os sentimentos de amizade estabelecido no coração  de cada uma de nós.

Grande ideia. Grande colega.
Fica aqui registrado minha admiração,  respeito e  agradecimento pelo carinho e atenção que tiveram para comigo quando juntas e pelo convite para fazer parte do grupo.
 
Florence Nightingale  disse que a enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, que temos que aprender... Conviver,  separando os nossos problemas,  não por indiferença mais por amor ao próximo.
E arte só se faz com amor... por amor.

A minha homenagem a você que faz parte do grupo “ Amigas do jaleco branco”
 photo assinatura_7_zpsff26786e.gif

3 comentários:

  1. Parabéns a todos que exercem essa profissão, eu nunca fiz enfermagem, mas já fui acompanhante de pessoas doentes em hospitais e sei que não é nada fácil essa profissão.

    Todos da área da enfermagem tem a minha admiração!!!

    Bjos,
    My

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todas as garotas de jaleco branco e em especial a ti, que está divulgando tua história para conhecermos.
    Acho super interessante pessoas com mais de quarenta, cinquenta que não se sentem constrangidas em encarar uma universidade com outras mais novas, muito pelo contrário, as mesmas agregam conhecimento e experiência.
    Gostei muito da postagem.
    Beijos.

    Rivotril com Coca-Cola

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para todos os anjos de branco! Felicidades e sucesso no grupo e na vida! bjs, chica

    ResponderExcluir

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...