Mensagem do dia

15 setembro 2018

Fascismo no Brasil


 De tanto ouvir nas trocas de gentileza a " acusação de fascista", fui buscar explicação para tal fato. 
O pior nisso tudo é que eu não sei quem é mais. 
O acusador ou o acusado.

O certo é que lamentavelmente nós eleitores somos obrigados a participar desse lamaçal de ofensas gratuitas, as quais têm como maior interesse, objetivo  "confundir" a "cabeça" dos eleitores com menor grau de instrução, menor conhecimento político, menor grau de escolaridade, tornado-os marionetes de acordos com o que melhor lhes convier. 
A minha cabeça está dando um nó....kkk
                            Vamos lá entender o que é fascismo. 
                            Achei interessante a explicação.
             
É possível a um brasileiro ser fascista na atualidade ?
Fascismo é a denominação que se dá ao regime político que surgiu na Europa entre 1919 e 1945, seu nome, "FASCISMO", deriva da palavra italiana "FASCIO", que remetia para uma "aliança" ou "federação".
Observando o período de surgimento (1919 e 1945) entende se que se deu no intercurso das duas grandes guerras mundiais (I Guerra Mundial e II Guerra Mundial).

O Fascismo tinha algumas características comuns básicas que são: o totalitarismo, o nacionalismo, o idealismo e o militarismo.
Os italianos eram um povo que possuíam um extremo sentimento de nacionalismo. Sua identidade enquanto nação era determinada pela unidade de raça, língua, cultura e território.

O fascismo é diferenciado das ditaduras militares porque o seu poder está fundamentado em organizações de massas e tem uma autoridade única.
Em sua história, os membros deste movimento, em geral eram na sua grande maioria proveniente da classe operária e da pequena burguesia rural e urbana, ou seja, dos ameaçados pelos fortes intervenientes do grande capital e do sindicalismo comunista. 

Havia no movimento Fascista a necessidade de afirmação que as nações e raças consideradas superiores devessem obter espaço deslocando ou eliminando aquelas consideradas fracas ou inferiores, como no caso da prática fascista modelada pelo nazismo.

Sabido isso, olhemos com calma: Tenho ouvido, nos últimos meses, muitas pessoas acusando outras de "FASCISTAS"; pessoas que atribuem a algum grupo a denominação de "fascista" simplesmente por não concordar com a opinião desse grupo ou por não ter argumentos confrontar tal opinião.
                                 Minha pergunta é:
Seria possível se tornar "FASCISTA" no Brasil atual?
Esse movimento poderia sobreviver na atualidade?

Se seguirmos algumas das características mais marcantes no fascismo e as compararmos com a atual conjectura brasileira, poderemos obter uma possível resposta.

Em um país "totalmente" miscigenado como o nosso, seria impossível falar em "supremacia de raça", o que é totalmente diferente de se ter uma determinada etnia menos desenvolvida financeiramente que outra.

E como "supervalorizar" a língua, uma vez que a nossa, muda a todo momento sob forte influência de línguas estrangeiras. Haja vista a inclusão em nosso dicionário de palavras como: "tw. It. Tar [tuiˈtar]" aceitas sem resistência por nossa população.

A questão do "Nacionalismo" é ainda mais delicada, talvez tivesse chance de ocorrer, mas para isso, o brasileiro deveria desenvolver um sentimento de patriotismo bem mais forte do que o que se vê atualmente, e esse sentimento teriam de sobreviver para além da "copa do mundo" ou do "campeonato brasileiro de futebol".

                 E como seria a "Unificação da Cultura" então? 
Acredito que seria algo impossível; como forçar "toda população brasileira" a não ouvir nenhum tipo de música estrangeira?

Como nos proibir de assistir aos X-MEN, Capitão América, Thor entre outros que foram "recordes de bilheteria" no Brasil? 
Será que mesmo os apoiadores do movimento fascista suportariam isso?.
E as peças estrangeiras que vêm para cá? 
E os tenores italianos que se apresentam aqui? 
Roqueiros do mundo todo, Roupas do mundo todo, acho que eles não suportariam por muito tempo.

Sendo assim; beira a irracionalidade, afirmar que "qualquer brasileiro", por mais radical que pareça, seja um fascista.
Não vejo atualmente, nenhum brasileiro sequer que se enquadre em todas as características fascistas, então, pensemos um pouco antes de usar esse termo "tão ofensivo" e que já está sendo usado como um jargão.   
Bernardo Santos, Advogado,           
Graduando em Direito Digital

Bom, o que você acha sobre esse assunto?  
Eu particularmente já não tenho estrutura emocional, psicológica para encarar o tom de violencia e agressividade mútua,  entre pessoas que se dizem do bem e salvadoras da pátria amada Brasil. 
            Por certo que é tão bom e produtivo que 
Quem está, quer ficar.
Quem saiu, quer voltar.
Quem  deseja, quer entrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para você tudo de bom e um carinho sempre novo em agradecimento pela sua presença no fim do arco iris. Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...